Mais e melhores transportes públicos no interior do país

Para: Concelhos do interior do país, Governo do planeamento e das infraestruturas, Ministro do Ambiente

Ex.mo sr. Presidente da Assembleia da República,

Há muito tempo que o interior do país ficou esquecido, foram fechando escolas, centros de saúde, tribunais, foram unindo freguesias, abafando a pequena agricultura e o pequeno comércio.
Aos poucos contribuíram para que estes territórios morressem e agora querem que eles sejam a porta para o turismo. Pior, chamam-lhe vocês o turismo sustentável, o turismo natureza, turismo rural!

Aos que cá moram ou cá vêm, tiraram-lhe não só os serviços de proximidade, como toda a mobilidade.
Existem paragens, mas não se investe na qualidade dos transportes, na sua frequência, na sua dinamização e estes não cobrem nem as necessidades da população nem sequer todo o território, nomeadamente o de cota.

O interior tem áreas de elevado valor ambiental e turístico com relevo Nacional e Internacional (por exemplo: Parque Nacional Peneda Gerês, Reservas da Biosfera, as áreas de Rede Natura 2000 etc.) mas não tem medidas inclusivas nem sustentáveis no que respeita à mobilidade das pessoas que lá moram.

Quem visita ou quem mora no interior, não tem escolha. Tem obrigatoriamente que ter carta e carro e até mais do que um em cada agregado. Isto leva naturalmente a muitas despesas ( impostos de selo, seguros, combustível, portagens, reparações etc.) poluição sonora e atmosférica, e muita carga automóvel.

Todos os anos se investe em alargamentos de via, parques de estacionamento, rotundas etc. Mas NUNCA se pensa em reduzir a carga automóvel.

Por isso esta petição serve para que o governo crie medidas mais inclusivas.
Queremos:
a) Mais transportes ao longo do dia, com horários que possam efetivamente servir as pessoas;
b) Transportes mais seguros que atendam as necessidades das pessoas;
c) Transportes com acesso adaptado para pessoas com deficiência;
d) Que haja uma maior e melhor interligação dos transportes dentro dos concelhos e entre concelhos;
e) Que os transportes também se façam notar ao final de semana, pois são efetivamente necessários;
f) Preços acessíveis e mais postos de venda dos passes;
g) Criação de passes apelativos a famílias numerosas que possam utilizar estas redes de transportes;
h) Transportes que cobram o território de cota, nem que seja em dias estratégicos de forma a incluir as pessoas e a permitir que pelo menos 1 a 2 dias por semana as pessoas possam fazer as suas deslocações em transportes públicos;
i) Informações nas paragens dos preços, dos trajetos e dos horários;
j) Que as paragens tenham ecopontos para as pessoas poderem depositar o lixo, em vez de ser deixado no chão;
k) Forte aposta no marketing dos transportes e na sensibilização do uso dos mesmos;

Numa era de fortes alterações climáticas e em que usamos o turismo natureza como base da nossa economia, não podemos esquecer quem mora nestes locais e que estas pessoas têm os mesmos direitos. Além disso os carros que por cá passam também contribuem para as consequências nocivas do ambiente, por isso o que pedimos é para nos colocarem um serviço de qualidade para poder ser utilizado.
O interior quer ser parte da solução e não do problema.

No interior continuam a morar dezenas de milhar de pessoas que precisam de ter a sua mobilidade atendida, e que hoje não encontram outra solução que não seja ter carro.
E ter carro não é uma obrigatoriedade deve ser sempre uma escolha.
O ambiente agradece e nós também.

Esta petição foi criada em 04 maio 2018