COVID-19: Petição pública dos médicos ao Povo Português

Para: Povo Português

Nós, médicos portugueses, dirigimos esta petição ao povo português.
Realizamos esta petição porque queremos cuidar de si!

Por isso, lhe pedimos:
- Sempre que esteja em contacto com pessoas que não vivem em sua casa, use corretamente uma máscara facial, cobrindo o nariz e a boca. Tenha o cuidado de ajustar bem a máscara para evitar folgas laterais ou folgas junto ao nariz.
- Mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas. Em ambiente fechado, sem máscara, não existe uma distância segura.
- Evite levar as suas mãos aos olhos, nariz e boca.
- Lave as mãos com água e sabão com frequência.
- Este Natal vai ser diferente. Para que no próximo ano a família se possa juntar com todos novamente à mesa, este ano, cada família deverá ficar em sua própria casa. Evitemos convívios entre familiares de agregados diferentes.
- O mesmo se aplica aos jantares de Natal das empresas. Este ano será necessário evitar essa forma de convívio.

O período que estamos a viver, devido à pandemia COVID-19, é de uma extrema gravidade para a saúde, para o bem-estar físico, psíquico e social de todos nós. E é também um período de extrema gravidade sob a perspetiva financeira e económica para Portugal.

Neste contexto,
É fundamental compreender que a solução está na mão de todos.
É fundamental compreender que o Serviço Nacional de Saúde está num ponto de tal sobrecarga, que é a saúde de todos que pode ficar em causa! De TODOS, mesmo daqueles que não têm a doença COVID-19.
É fundamental compreender que as imposições legais são insuficientes para controlar esta pandemia.
Do comportamento de cada cidadão, depende a saúde de todos.
A união e o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da transmissão deste vírus é o caminho para todos termos mais e melhor saúde.
É o caminho que salva mais vidas!
Nós, médicos portugueses, necessitamos da ajuda de todos os portugueses.

Esta petição foi criada em 15 Novembro 2020
1.721 Pessoas