Pela permanência do Padre António Manuel dos Santos Martins das paróquias de Paços de Ferreira, Penamaior, Meixomil e Lamoso

Para: Paroquianos

Os paroquianos das paróquias de : S. Salvador de Penamaior, Divino Salvador de Meixomil, Sta Maria de Lamoso e Sta Eulália de Paços de Ferreira, foram apanhados de surpresa com a comunicacção feita pelo Sr. Bispo D. Manuel Linda e o nosso prezado sacerdote António Manuel dos Santos Martins, na sua transferência para as paróquias de Argoncilhe ( S. Martinho ) e Fiães (Santa Maria da Feira ) , tendo de cumprir com o Seu trabalho pastoral até Setembro.
Esta noticia deixou-nos a todos chocados e tristes, atendendo que o Sr. Padre Antonio Martins tem vindo a desempenhar um bom e exemplar trabalho nas quatro paróquias que é responsável, bem como toda a dedicação e carinho que dispensa ao Centro Social e Paroquial de Penamaior.
Tambem, e como é do conhecimento de todos tem sempre uma palavra amiga e de conforto a todos os que o procuram, fazendo, mesmo um papel de psicólogo.
Não esquecendo tambem que com a sua presença as pessoas têm muita alegria de frequentar a Igreja, e participar em tudo ao que Lhe respeita.
Estamos tristes e muito desiludidos com tal decisão, e pedíamos humildemente que o Sr, Bispo reconsidere e, na conjetura atual de pandemia, não foi a melhor altura para mudanças tão radicais.
Para reafirmar tal pedido , convocamos os paroquianos a aderir a esta petição, com os direitos que nos assiste dentro da Igreja, respeitando a Ela e às nossas autoridades hierárquicas.
Tendo consultado as Leis que regem a Igreja, e aos deveres e direitos dos fiéis, verificamos que " os fieis têm a faculdade de expor aos Pastores da Igreja as suas necessidades, sobretudo espirituais e os seus anseios", nos fazendo entender do direito de petição, individual e colectiva, na qual observamos o direito de ser ouvido na forma oral ou escrita e tendo a consciência da possibilidade de termos nosso pedido negado ( cânon 212, § 2º ) e " Os fiéis, segundo a ciência, a competência e a proeminência de que desfrutam têm o direito e mesmo, por vezes, o dever de manifestar aos Sagrados pastores a sua opinião acerca das coisas atinentes ao bem da Igreja, e de a exporem aos restantes fiéis, salva a integridade da fé e dos costumes, a reverência devida aos Pastores, e tendo em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas".( cânon 212, § 3º ).
Nesta conformidade pedimos, gentilmente ao Sr. Bispo que pelo menos adiasse tal decisão até às Jornadas Mundiais da Juventude, visto que já começamos um trabalho com os jovens,e mesmo com outros grupos e demais fiéis que estavam e estão bem sintonizados e articulados com a ainda tão recente presença do Sr. Padre António Martins, pelo menos na freguesia de Penamaior, seis anos e Lamoso, dois anos
Mais parece os partidos políticos e as rescisões dos ministros da assembleia da República.
Nesta conformidade, e pelo acima exposto, vai esta petição ser assinada pelos paroquianos das quatro paróquias a que lhes diz respeito.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em quinta-feira, 30 de Julho de 2020