Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Voto em Branco, um voto Útil.

Para: Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro

Como cidadão português, venho como promotor desde documento apresentar esta proposta que visa demonstrar o descontentamento, desilusão e tristeza da classe política existente ao longo de mais de 30 anos de existência. Apelar ao voto em branco, para que este seja um voto útil, de força, de poder e também de indignação, de descrédito e repúdio pelos políticos que temos.
Ao votarmos em branco, estamos a querer dizer que não os aceitamos, não queremos oportunistas, pretendemos soluções, ideias, atitudes, vontade política de mudar. De mudar principalmente a classe política, a classe que não têm conhecimento dos problemas sociais existentes no nosso Portugal.

Que o voto em branco seja válido, que seja a nossa presença no parlamento através de lugares vazios. Que este seja contabilizado na sua percentagem através das cadeiras que existem no parlamento, que esta seja uma forma eficaz de demonstrar o quão errado os do poder estão. Que estamos cansados de os ver falar de situações da vida privada debatidas em parlamento, quando existem situações nacionais mais importantes para serem resolvidas.
Com voto branco a ganhar força no parlamento, estamos também a reduzir o número de deputados com lugar no parlamento e com isto poupar dinheiro do nosso bolso que eles tão eficazmente conseguem vir assaltar.
Pessoalmente, olho para trás, para a nossa história, repleta de acontecimentos através dos descobrimentos, história da qual me orgulho de ser português. Mas a história destas últimas décadas faz-me ter vergonha de o ser. Peço a todos aqueles que lêem estas palavras que deixem de votar como se fossem votar num Clube Futebolístico e que passem a votar com consciência política.
Gostaria que estas palavras não sejam só únicas, mas que sejam de todos nós.

Deixo um excerto de um texto de Campos e Cunha no jornal Público, na qual passo a citar:
"(...) o voto em branco (ou deliberadamente nulo) é, do meu ponto de vista, um voto que me merece a maior consideração. É de alguém que se deu ao trabalho de não ir à praia, que participa na democracia mas que não se revê nos partidos e nas pessoas que se apresentam a votos. O voto em branco é um voto de protesto contra essas pessoas e esses partidos, em concreto. Mas não é um voto contra a democracia ou contra os partidos, em geral, como é a abstenção. Infelizmente, o nosso sistema eleitoral não distingue as duas situações. (...) O voto em branco (não a abstenção) é um voto politicamente consciente e deveria estar parlamentarmente representado por ninguém."

Assim, o grupo de cidadãos abaixo assinados, vem por este meio requerer o seguinte desejo: Que o voto em branco, seja um voto representado parlamentarmente por ninguém.

Que este pedido seja tomado com responsabilidade e urgência, porque Portugal não é só deles, mas sim de todos nós.

Na expectativa de uma resolução,
atentamente



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.404 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.