Ovar: Urgências para Aveiro, NÃO!

Para: Ministério da Saúde, Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, Hospital Dr. Francisco Zagalo - Ovar, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Câmara Municipal de Ovar

Pela rejeição da inclusão do Município de Ovar na futura Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro - porque não queremos ficar a uma hora (ou mais) da prestação de cuidados de saúde, sejam urgentes, emergentes ou programados!

A 9 de dezembro de 2022 foi deliberado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde a criação do grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios da futura “Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro E.P.E.”.

De acordo com a informação disponível, nesta futura Unidade Local de Saúde (ULS) serão integradas todas unidades de prestação de cuidados de saúde do município de Ovar, incluindo o Hospital Dr. Francisco Zagalo e as Unidades de Saúde Familiar do Concelho de Ovar.

Esta alteração profunda na organização da prestação dos cuidados de saúde aos munícipes do Concelho de Ovar resultará na referenciação dos utentes, num primeiro nível, para o Centro Hospital do Baixo Vouga, nomeadamente para o Hospital Infante D. Pedro em Aveiro, nas diversas valências, incluindo, Serviço de Urgência, Consultas Externas, Exames Complementares de Diagnóstico, etc. Num segundo nível, a referenciação poderá inclusivamente ser efetuada para o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra!

Caso venha a ser concretizada, esta modificação organizativa resultará para os nossos munícipes em enormes desvantagens, transtornos e riscos, nomeadamente, em maiores distâncias a percorrer, em tempos de viagem muito mais longos, em custos muito mais elevados, mas sobretudo em riscos acrescidos quando necessitarem de aceder a cuidados de saúde urgentes ou emergentes, ou mesmo quando necessitarem da maior parte das consultas de especialidade ou exames de diagnóstico.

Assim, os signatários desta petição:

- rejeitam a inclusão do município de Ovar na futura Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, e consequente referenciação dos nossos munícipes, num primeiro nível para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga / Hospital Infante D. Pedro em Aveiro e num segundo nível para o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra.

- defendem que os munícipes do Concelho de Ovar continuem a ter como referência, para todas as valências, o Hospital de S. Sebastião (Santa Maria da Feira) e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

- exigem uma nova deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, no sentido dos representantes das unidades de saúde do Concelho de Ovar serem integrados no grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios da futura “Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga”, com vista à integração do município de Ovar nesta ULS.

Vamos corrigir os erros do passado em matéria de cuidados de saúde em Ovar e não agravá-los ainda mais!

Esta petição foi criada em 29 dezembro 2022
1 902 Pessoas