PETIÇÃO CONTRA A UTILIZAÇÃO DE PLÁSTICO EM PRODUTOS CUJO O PLÁSTICO É DESPESAVEL

Para: assembleia da república, parlamento europeu

| PLÁSTICO - MAS AFINAL SÃO SÓ OS CONSUMIDORES OS CULPADOS? |

Em uma simples ida ao supermercado, podemos comprovar que entre produtos e plástico: o plástico reina nas prateleiras dos hiper e supermercados.
Entre: fruta embalada em plástico, alimentos embalados em plástico, produtos cobertos em plástico e plástico dentro de plástico, poucos são os produtos que realmente levam a sustentabilidade a sério, mas muitas são as marcas que o promovem.
Sem apontar o dedo a ninguém, exemplifico a frase anterior com o seguinte exemplo ao qual tive a oportunidade de presenciar.
Uma marca de legumes dita: -Apoiamos a agricultura sustentável pelo bem do nosso planeta!
Até aqui tudo bem correto? Bem... E se vos disser que o mesmo legume estava embalado em plástico? Ainda continua a ser uma prática que contribuirá para :"o bem do nosso planeta"?
De facto se prestarmos atenção, é de espantar a quantidade de plástico (absurda quantidade de plástico diria até) que as marcas colocam no mercado.
Desde tábuas de cortar embaladas a plástico - completamente desnecessário!
A plástico para juntar produtos leve 2 pague 1
e até a fruta embalada por plástico!
Mas então, E onde entra o consumir?
Somos nós que compramos e que sustentamos o mercado do plástico, mas por vezes é completamente impossível "fugir" do mesmo, pois por muito que o comsumidor não o queira nas suas compras, o mesmo acaba sempre por vir ter a casa.
O mais incrível ainda é ver, grandes superfícies que apoiam o uso de sacos de plástico usados, ou os sacos de linho ou até mesmo rede para colocar fruta e legumes, mas a maioria dos produtos contém já embalagens de plástico.
E eu passo a perguntar?
Seremos nós (consumidores) os grandes culpados? Ou não terá também grande culpa a indústria alimentar? Ou qualquer indústria que embale os seus produtos com plástico desnecessário?
Sim, existem produtos que infelizmente não têm grande alternativa a não ser embalagens de plástico, até porque o próprio preço é mais reduzido.
Mas a maioria das marcas poderia optar por outras opções.
?Vamos por um fim ao uso de plástico desnecessário nas prateleiras das lojas?
?Vamos começar com este pequeno passo e evoluir daqui em diante?

?Se apoiar esta iniciativa, tire 2 min do seu dia para assinar esta petição criada para resolver este grande problema