COMPARTICIPAÇÃO DE LÁGRIMAS ARTIFICIAIS / COLIRIOS OCULARES LUBRIFICANTES
Para: Assembleia da República
O "Olho Seco" é uma das principais doenças oftalmológicas da atualidade. É uma doença que pode ter diversas causas e que pode existir em vários graus, podendo muitas vezes passar despercebida ou em oposição, causar sintomas que diminuem significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Manifesta-se por um conjunto de sinais e sintomas, tais como: sensação de picada ou de corpo estranho, lacrimejo constante, ardência e olhos vermelhos.
Raramente tem cura definitiva e os tratamentos disponíveis no mercado são muitas vezes dispendiosos ou pouco eficazes na atenuação da doença. É estimado que afete entre 10% a 20% da população portuguesa e seguramente mais de 1 Milhão de Portugueses.
A alta prevalência surge associada à idade e à exposição crescente a agentes adversos e prevê-se que o número de pessoas afetadas por esta doença, venha a crescer exponencialmente ao longo das próximas décadas.
Para a maioria das pessoas com sintomas persistentes, o tratamento geralmente é realizado com lágrimas artificiais / colírios oculares lubrificantes e por esse motivo acreditamos que que o SNS deveria comparticipar este tipo de produtos indispensáveis do mesmo modo que comparticipa outros tratamentos, de modo a aligeirar a despesa dos utilizadores.