Apoia a Cultura no Muro a manter Teto na Parede
Para: SMUP & Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Cascais
A Associação Cultura no Muro precisa do vosso apoio!
A SMUP deu um ultimato à Associação Cultura no Muro (ACM) para abandonar o espaço até ao final de Abril. Um processo de limpeza e despejo que ignora uma década e meia de trabalho comunitário, que foi contributo essencial para o renascimento da SMUP.
A ACM é uma associação sem fins lucrativos, assente em trabalho voluntário, situada na periferia de Lisboa, na Parede. Insurgente, aberta e inclusiva, surge da vontade de dinamizar a oferta cultural e fomentar a consciência social na área da Cascais e arredores.
Com sede na SMUP há 14 ANOS, promovemos a cultura como acessível a todes, trazendo vários coletivos e muitas mais almas à SMUP, dando-lhe visibilidade e significado na comunidade!
Temos proporcionado momentos de partilha e debate e promovido artistas locais e ideias. Desde então, temos organizado vários eventos, acessíveis e inclusivos.
Conseguimos criar uma rede de cultura crítica e interventiva na Parede e arredores, que foi a nossa principal razão para criar a ACM e também a razão por termos optado por co-habitar a SMUP.
A reabertura da SMUP como a conhecemos hoje em dia, depois de 8 anos fechada, só foi possível graças à contribuição da ACM com o valor de 300.000 euros conquistados no orçamento participativo (OP) de 2011.
Abdicando da possibilidade de termos o nosso próprio espaço, preferimos trazer de volta a SMUP à comunidade.
Foi-nos atribuída uma sala no edifício e mais tarde a ACM em colaboração com a SMUP, voltou a ganhar outros dois OP's que contribuíram para a melhoria do espaço.
Agora, depois de lhe chamarmos CASA, voltado a dar forma e trabalhado em conjunto, a SMUP não está a hesitar em desalojar-nos, nem aberta à proposta de um uso partilhado da nossa sala!
Temos resistido a este processo que dura já há 3 anos. Começou com dificuldades de convivência e comunicação que levaram à limitação e impedimento da utilização do espaço para a realização de eventos, culminando com esta tentativa de despejo da nossa sala.
Durante muito tempo estivemos nesta luta em silêncio, a tentar reestabelecer uma boa relação com SMUP. Após muito esforço, inclusivamente com o apoio do departamento de associativismo da CMC, nada se mostrou suficiente.
Queremos continuar a servir a comunidade e a trazer a cultura à Parede e Cascais.
COMO AJUDAR?
Precisamos do vosso apoio para continuarmos a programar na SMUP sem censura e termos a nossa sala de trabalho como sede.
- Assina esta petição!
- Vem ao nosso encontro no dia 30 de Abril (suposta data para entrega das chaves)! Vamos pintar faixas, ter comes e bebes, convívio, música e muito mais!
- Associa-te (grátissssss) , em: https://forms.gle/iTPpyLMoZHUQFUvN6
No atual contexto, onde várias associações e coletivos estão a perder os seus espaço para a especulação imobiliária, é necessário cada vez mais unir resistências e defender estes espaços.
Acreditamos que a SMUP tem de ser um espaço de e para TODES!
Se quiseres saber mais sobre a cultura no muro:
https://www.jornalmapa.pt/2023/04/03/smup-adentro-a-associacao-cultura-no-muro/
https://www.instagram.com/culturanomuro_smup/