Pela manutenção do tratamento dos grupos de risco durante pandemia

Para: Exmos. Senhores Presidente da República; Primeiro-Ministro; Ministra da Saúde; Diretora da Direção-Geral da Saúde; Administração do CHULC

Conscientes do esforço extraordinário e da capacidade de adaptação e reorganização a que o Serviço Nacional de Saúde está sujeito e todos os seus profissionais, na luta contra a pandemia causada pelo SARS-coV-2/COVID-19, vimos pela presente lançar um apelo para que o tratamento das demais doenças não seja adiado sine die, porque há pacientes cuja situação clínica não pode ficar “em espera”, sob pena de morrerem!

De entre estas situações destacamos o tratamento dos doentes de risco, como os transplantados/em lista de espera para transplante e os doentes oncológicos.

A decisão, difundida na comunicação social, de tornar o Hospital Curry Cabral (HCC) exclusivamente COVID-19, só será possível desativando o seu Centro de Referência, de excelência, na área do transplante hepático, renal, pancreático e de oncologia hepatobilio-pancreático, reconhecido a nível internacional pelos excelentes resultados e que tantas vidas tem salvado. Esta é a segunda casa para tantos transplantados de todo o país, e os seus profissionais altamente qualificados são a sua segunda família.

Os recursos humanos e tecnológicos do Centro de Transplante do Hospital Curry Cabral têm de ser preservados e mantidos de forma integrada, porque há muitas vidas a salvar, em paralelo com as das vítimas desta pandemia.

Cremos que é possível, num esforço conjunto, mostrar ao Mundo que Portugal consegue manter os cuidados médicos a TODOS os seus doentes, mesmo durante uma terrível pandemia como esta. É urgente e é da mais elementar justiça.

Assim, apelamos a que:
. os doentes do grupo de risco, entre eles os oncológicos e os imunodeprimidos, como os transplantados, continuem a receber o acompanhamento médico necessário à sua Vida, e
. o Centro de Referência para a área da transplantação e do cancro do Hospital Curry Cabral seja integralmente preservado e a sua atividade mantida, até por ser património do nosso Serviço Nacional de Saúde.

Esta petição foi criada em 05 Abril 2020
2.335 Pessoas