Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Quarentena obrigatória para todos e fecho das fronteiras

Para: Ministério da Saúde, Presidente da República, Primeiro Ministro, Assembleia da República

Que seja decretado de imediato o regime de quarentena obrigatória à população em geral, bem como o fecho de fronteiras. à semelhança do que aconteceu em Macau, caso de sucesso a nível mundial, Portugal deveria adotar medidas mais drásticas para a contenção do vírus. Deveríamos antecipar os nossos passos a nível de prevenção e, em vez de decretarmos o fecho das escolas ou de alguns servicos, circunscritos a zonas de risco, deveria ser decretada uma quarentena obrigatória para a população em geral, de forma simultânea, pelo período de 3 a 4 semanas, ainda antes de chegarmos à fase de Mitigação. Só assim poderemos evitar verdadeiramente que o Covid-19 se propague na comunidade de forma descontrolada e assegurar uma resposta eficaz e sustentada por parte dos servicos de saúde. Este período iria permitir que quem está infetado desenvolva a doenca e receba a assistência médica adequada para o seu caso e, simultaneamente, evita-se a propagação do vírus na comunidade.
Não queremos chegar à situação de Itália, com os servicos de saúde a abarrotar, com recursos limitados para prestar uma assistência eficaz aos pacientes e com uma equipa médica exausta, com a cabal missão de escolher a quem dão assistência.  Portugal não se deve pôr à prova numa pandemia desta envergadura, com os riscos económicos e sociais que tudo isto implica.

Apesar de todos os avisos e de todas as notícias, a população não tem plena consciência da forma de  propagação do vírus. Decretar o fecho de escolas permitindo que os restantes servicos continuem a funcionar é manter o risco de contágio na comunidade, porque ser assintomático é continuar a levar o covid-19 para a rua, aumentar a disseminação e diminuir as possibilidades de resposta dos servicos de saúde.

QUARENTENA OBRIGATÓRIA PARA TODOS EM SIMULTANEO, É AGORA!!
  1. Actualização #2 Encerramento

    Criado em 19 de março de 2020

    Decretado o Estado de Emergência Nacional e imposto o controlo nas fronteiras esta petição alcançou o objetivo proposto. Obrigada a TODOS!

  2. Actualização #1 Petição a caminho do Presidente da República e PM

    Criado em 16 de março de 2020

    Estimados Subscritores, Informo que a Petição e as mais de 200 mil assinaturas recolhidas, seguiu via e-mail para o Presidente da República e para o Primeiro Ministro, que se irão reunir na próxima quarta-feira para analisar a eventual decisão de decretar o estado de emergência. Estou confiante que a nossa petição irá pesar nas decisões que forem tomadas esta semana. Agradeço a dedicação de todos os que contribuíram para a célere divulgação desta petição. Em apenas 4 dias reunimos um número inestimável de assinaturas e chegámos aos órgãos de comunicação social. Sei que depois desta batalha, nos voltaremos a reerguer com a mesma CONFIANÇA, SOLIDARIEDADE E DETERMINAÇÃO que nos conheço. A TODOS, o meu OBRIGADO! Diana Franco




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 12 março 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
207 472 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.