Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reposição da estátua de D. Sebastião na estação do Rossio

Para: Exm.º Sr. Presidente da Infraestruturas de Portugal

Vem esta petição lembrar a obrigação de serviço público a que a empresa pública Infraestruturas de Portugal está obrigada, inclusive ao nível do património artístico e cultural que é público.

Nesse sentido, exige-se que na fachada da estação de comboios do Rossio recentemente restaurada seja reposta uma réplica da estátua de D. Sebastião e que se musealizem os restos da estátua partida, cuja recuperação não permite (segundo a própria empresa) remontar a estátua de novo na fachada.

A estátua de D. Sebastião que foi concebida para o nicho central da fachada da estação do Rossio é um ex-libris daquela estação, dá-lhe sentido e é o seu elemento escultórico central. Foi feita para ser arte pública e é à vista de toda a praça, a embelezar o edifício e a convocar uma memória coletiva num lugar central da cidade de Lisboa, que faz sentido estar. Sem ela o edifício fica artisticamente menorizado e perde parte importante do seu interesse cultural e simbólico.

O nicho vazio à entrada da estação é atualmente um triste monumento que apenas evoca à população a memória de destruição por uma selfie tonta... Ainda mais triste é que a Infraestruturas de Portugal queira preservar a memória desse ato deixando lá o vazio a lembrar-nos não só da destruição por vandalismo tonto, como da incúria... O nicho vazio é pois um monumento à incúria da Infraestruturas de Portugal e à sua desvalorização do que é e deve continuar público e valorizado. Não foi para isso que o nicho foi feito. Esse espaço central na arquitetura do edifício pretende sublinhar uma figura mítica do imaginário português. A estátua foi concebida para aquele contexto e nele tem um simbolismo, desde logo de partida numa estação de comboios, e permite uma leitura histórica de conjunto e da época e mentalidades em que a estação foi construída.

Uma vez que a Infraestruturas de Portugal anunciou publicamente aos meios de comunicação social que iria colocar a estátua de D. Sebastião na estação, de que está à espera para fazer a sua obrigação? Se não é possível colocar a que estava, então a estátua igual que se encontrou no Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto e que o mesmo instituto disponibilizou publicamente. Aliás até pode ser a original e está melhor preservada, segundo foi anunciado nos media. Existem também os moldes originais e uma outra estátua no MNAC - Museu do Chiado.

A solução de colocar réplicas no espaço público e manter o original em museus mais a salvo de vandalismo é comum em toda a Europa. Basta ver o caso da estátua de David de Michelangelo em Florença. Fizeram uma réplica que está frente ao Palazzo della Signoria e o original está na Accademia di Belle Arti. Em Portugal também existem bons exemplos nesse sentido, por exemplo com a solução encontrada para a estátua de Eça de Queirós no Chiado.

A situação atual da estátua de D. Sebastião é pelo contrário um péssimo exemplo de que quando acidentes acontecem com o património de todos nós, estes não são resolvidos por quem de direito, nem encontram algum tipo de solução que não seja o vazio, a displicência, a incúria.

Agradecendo desde já a atenção do Sr. Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, aguardamos uma resposta e uma ação tão breve quanto possível.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
549 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.