Remoção e Substituição das Placas de Fibrocimento na Escola Básica Roque Gameiro
Para: Ministério da Educação, Camara Municipal da Amadora e Ministério da Saúde
A Escola Básica Roque Gameiro fica situada no espaço urbano, na Avenida da Aviação Portuguesa, freguesia da Venteira, concelho da Amadora.
Iniciada e concluída a construção dos atuais edifícios na década de 70, a Escola formaliza a sua abertura em janeiro de 1976. Com a previsão de uma população escolar de 750 alunos, a construção obedeceu a um projeto baseado na constituição de conjuntos de unidades (pavilhões) de um piso, implantados numa vasta área ladeada por zonas verdes.
Na construção das coberturas dos pavilhões, passadiços e pavilhão desportivo, foram utilizadas placas de fibrocimento, que aí se mantêm instaladas desde a década de 70.
Sendo estas instalações utilizadas diariamente por alunos, professores e pessoal não docente, nós Pais, Encarregados de Educação, Professores, Alunos, Auxiliares e Pessoal Não Docente, vimos por este meio demonstrar a nossa preocupação por um problema grave, que é a presença de fibras de amianto no ar respirável por todos os que frequentam as instalações desta escola.
Assim, nós, abaixo-assinados, requeremos a retirada de todos os materiais com amianto existentes na Escola Básica Roque Gameiro de forma a garantir o bem-estar e saúde de todos os que frequentam este estabelecimento escolar.