Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não ao fim do autódromo do Estoril

Para: Ex.mo senhor presidente da assembleia da república, primeiro ministro, câmera municipal de cascais , junta de freguesia de alcabideche ,comarca de lisboa , tribunal de lisboa , FIA ,

Ex senhores , presidente da república, Primeiro ministro , presidente da assembleia, presidente da câmara municipal de cascais e Parpublica .

Vimos por este meio pedir o vosso apoio e decisão moral e etica sobre o Autódromo do Estoril

Veio a publico um comunicado da parte pela CE -CIRCUITO DO ESTORIL ,SA , o fim dos track days das motos no recinto , assim como a falta de datas para a reabertura da principal bancada do mesmo -BANCADA A .

Como sabemos e é publico o circuito Estoril , numa decisão judicial que visou regular os níveis de ruído decorrentes do funcionamento do circuito em 100 Db cumprida pela CE em todos os track days de motos .

O fundamento deste acto judicial visa em proteger ou salvaguardar as áreas circundantes ao autódromo .
Contudo existem motos com a devida homologação europeia que ultrapassam os decibéis impostos , ainda assim relembramos que o circuito do Estoril visa em promover a competição que bem ultrapassa os regulamentos e homologações da via publica .

Tendo se feito um esforço gigante da parte tantos dos usuarios dos track days como das organizações presentes ,tivemos agora este comunicado que invassivamente ultrapassa os limites da compreensão de todos .

Relembramos que estes desportos tem trazido receitas e reconhecimento ao país , a história e o legado do autodromo Fernanda Pires ,hoje circuito do Estoril é de um palmares invejável.

Da competição aos track days são muitas as grandes marcas , pilotos e usuarios que usam este circuito para desenvolver tantos so seus motores como pilotos , relembramos que Portugal apenas tem dois circuitos de velocidade aptos para as grandes provas e para os grandes palcos internacionais, o AIA AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE , E O CIRCUITO DO ESTORIL .

O fim do Estoril tem sido uma realidade que sabemos que pode estar iminente, a falta de investimento nas ditas infrastruturas como as bancadas que privam em receber o publico tão importante para sustentabilidade do mesmo ,a falta de soluções para diminuir o ruído como aquelas que vemos nas autoestradas portuguesas e pelo mundo fora ..

Não queremos achar culpados mas sim queremos ter uma solução para o mais mediático Autodromo Português, onde lendas como Airton senna ou Valentino rossi fizeram desta casa um palco para o mundo .

A recente copa Porsche Brasil mostrou nos como é eficaz uma boa organização para que o Estoril tenha a rentabilidade necessária, o campeonato do mundo de super bikes , o nosso campeonato nacional de velocidade e os track days trazem nos públicos e reconhecimento ao nosso país.

Pedimos que o Autodromo do estoril possa levar a cabo hoje e sempre aquilo para que foi desenhado e desenvolvido com a ajuda de todos , a continuação de todos os tracks days das duas modalidades assim como todas as competições .

Portugal precisa de dois autodromos para o desenvolvimento dos nossos pilotos e para que tenhamos dois palcos fundamentais para os desportos motorizados .



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 04 setembro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
7 217 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.