Que seja feita justiça ao Daniel Galhanas
Para: Exmo Sr Presidente da República Portuguesa Professor Dr Marcelo Rebelo de Sousa, Exmo Sr Embaixador de Portugal em Londres Sr Dr Nuno Brito, Exmo Sra Embaixatriz de Inglaterra em Lisboa, Sra Dra Lisa Bandari
Exmo Sr Presidente da República Portuguesa, Sr professor Dr Marcelo Rebelo de Sousa
Exmo Sr Embaixador da República Portuguesa em Londres, Sr Dr Nuno Brito
Exma Sra Embaixatriz Britânica em Portugal, Sra Dra Lisa Bandari
Vimos por este meio apresentar-vos a seguinte petição:
No passado dia 14 de outubro de 2023, por volta das 4 h da manhã o nosso filho, irmão, neto, sobrinho, primo, amigo... Daniel Filipe Lopes da Conceição Galhanas, de apenas 19 anos, depois de uma noite com os amigos a comemorar o aniversário de um deles, num bar do Bairro Alto em Lisboa, quando já estava de regresso a casa, acompanhado apenas de uma amiga (testemunha de tudo o que aconteceu naquela trágica noite)... Depararam-se ambos com aquilo que julgavam ser uma rixa, e vendo-se rodeados pelos intervenientes, o Daniel na tentativa de defender a rapariga que o acompanhava e de acalmar a situação abriu os braços como que a pedir calma ao mesmo tempo que repetia em inglês "STOP, STOP" para aquele que empunhava uma garrafa partida como arma... E foi nesse preciso momento que o Daniel se tornou, então, o alvo do agressor, tendo este lhe espetado a garrafa na garganta.
(As imagens do acontecimento acima relatado estão na posse da Polícia Judiciária e pode ser confirmado)
Tendo plena consciência do que havia feito e sem sequer parar por um minuto para prestar auxílio, o agressor, de nacionalidade inglesa, fugiu de imediato e em menos de 3h estava no aeroporto de Lisboa a embarcar para o seu país de origem.
Sabemos, através de informações cedidas pela PJ aos pais do Daniel que o assassino foi identificado e localizado em Inglaterra já há vários meses.
E sabemos também que de lá para cá, tendo-se já passado 8 meses, NADA mais foi feito.
O Daniel era um jovem honesto, responsável e amigo de TODOS, que agia sempre em nome da PAZ... Tinha acabado os seus estudos e conseguido o seu primeiro emprego nas oficinas da Polícia de Segurança Pública e estava, por isso, muito feliz e orgulhoso!... Segundo as suas palavras ele ía finalmente "conseguir ajudar a mãe..."!... Tal era o seu sentido de responsabilidade e gratidão para com a família e por tudo o que esta sempre fez por ele.
Agora há toda uma família desfeita a tentar sobreviver a um desgosto sem tamanho, um pai e uma mãe que tentam sobreviver, movidos pela responsabilidade para com o filho mais novo e pela ansiedade de ver feita justiça, há um irmão de apenas 11 aninhos (feitos já sem a presença do irmão mais velho) a necessitar de acompanhamento constante, uma vez que, apesar de tudo com o que tem que lidar, ainda sofre bullying na escola a propósito do sucedido e muito devido à exploração mediática do caso, e há toda uma legião de amigos do Daniel que choram a sua partida prematura.
Por tudo isto, dirigimos esta petição a V. Exas, para que haja entendimento entres as entidades responsáveis pela questão diplomática que pensamos estar a travar o progresso de todo este processo... Seja para ser julgado cá em Portugal ou em Inglaterra, precisamos que este processo avance com clareza e honestidade por parte de todos. Queremos apenas ver feita justiça!
O Daniel merece todo o nosso empenho e os pais e irmão também, para que possam fazer o seu luto e talvez um dia encontrar alguma tranquilidade na ideia de que a vida que lhes foi roubada não foi só mais uma que caiu no esquecimento e no fundo de uma gaveta... Para os que têm a responsabilidade, o Daniel pode não passar de mais um número num processo burocrático sem fim à vista... Para todos aqueles que assinam esta petição ele foi e continuará sempre a ser um SER HUMANO incrível, cheio de luz e amor, que tocava com muita doçura cada coração que teve o privilégio de se cruzar com ele na Vida.
Desde já agradecemos a atenção dispensada e o empenho de V. Exas na resolução desta questão.
Com esperança e muita determinação,
Assinam como primeiras signatárias desta petição:
Cláudia Manuela Costa Ferreira
CC 13567230
Vera Mónica Matos Fernandes
CC 11703309
|
Assinaram a petição
2 278
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|