Parque Desportivo do Parque das Nações - Proposta de intervenção no Parque Tejo
Para: Câmara Municipal de Lisboa; Assembleia Municipal de Lisboa
Esta proposta de intervenção no Parque Tejo visa colmatar a necessidade de um complexo desportivo na freguesia do Parque das Nações, constituído por um campo de Futebol 11, pistas de atletismo e infraestruturas de apoio como bancadas e balneários, cafetaria e ginásio/espaço de actividades.
Na base desta proposta estão os seguintes factores:
i) Redução de capacidade instalada para a prática de futebol, com o desmatelamento dos campos geridos pelo IPDJ;
ii) A escola de futebol da freguesia tem listas de espera por falta de espaço. Em dias de chuva, pela falta de drenagem das águas pluviais, a prática desportiva torna-se inviável e faltam infraestruturas de apoio, desde uma simples papeleira, a bancadas;
iii) Sendo o Parque das Nações uma freguesia destino para a prática de corrida e com grupos de corredores, o piso irregular apresenta limitações e potencia lesões. A existência de uma pista facultaria condições de treino especifico (velocidade, séries) e treino adaptado (atletas com necessidades especiais);
iv) Com a construção da nova escola EB1 + JI do Parque das Nações, importará garantir o acesso à pratica desportiva da crescente população escolar. Já no atual parque escolar é recorrentemente assinalada a sobrelotação dos espaçoes exteriores;
v) O Campo de Futebol de 11 pode ser dividido em 2 campos de Futebol 7 e ter marcações para rugby, garantindo rotação e diversidade;
Porquê no Parque Tejo?
O Parque Tejo (antigo Parque Urbano do Tejo e do Trancão), inaugurado em agosto de 2023, até agora foi destinado a eventos e festivais de grandes dimensões, com a cadência de um evento por ano. Sendo um parque metropolitano, encontramos neste local a localização ideal para criar um complexo desportivo e com isso responder às necessidades e garantir o usufruto continuado desta área de exceção (esta proposta ocuparia uma área aproximada de 1 hectare e numa extrema, de um total de 30 hectares).
Impacto
O mesmo contribuirá para o desenvolvimento saudável e inclusivo da comunidade em idade escolar, para a prática de desportos de campo e de corrida e envelhecimento ativo dos fregueses do Parque das Nações e freguesias vizinhas (concelhos de Lisboa e Loures). Se considerarmos as 4 freguesias limítrofes ao Parque Tejo, este projeto terá um impacto potencial em cerca de 25.000 jovens em idade escolar e um total de 100.155 fregueses.
Modelo de Gestão
O modelo proposto considera uma exploração com concessão ou parceria público-privada, para não sobrecarregar a CML.
Nos dias úteis e em horário escolar (9h-16h), o campo e balneários estariam dedicados ao desporto escolar, com a pista disponível para escolas e comunidade em geral. Das 16h às 22h e fins-de-semana, estes mesmos espaços estariam com a exploração comercial a cargo da entidade concessionária/parceira.
A exploração comercial da cafetaria e ginásio/espaço de atividades de ATL poderiam ser realizadas por uma entidade concessionária/parceira, no horário de funcionamento aprovado.
Foram criadas memórias descritivas e de localização geral e específica do projeto, considerando as medidas regulamentares (DL n.º110/2012, de 21 de maio, Regulamento Técnico das Instalações Desportivas (RTID)).