Revisão do número e horário das visitas a pessoas internadas nos hospitais/SNS
Para: Cidadãos de Portugal
Tema: petição com o intuito de revisão do número e horário das visitas a doentes internados nos hospitais do SNS.
Serve o presente tema para informar as pessoas, dando conhecimento do que atualmente acontece no SNS.
Durante a pandemia adotaram-se diversas diretrizes da DGS (https://medicisforma.pt/2022/05/04/acompanhantes-e-visitas-nos-hospitais-orientacao-no-038-2020-de-17-12-2020-atualizada-a-03-05-2022/; https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0382020-de-17122020-pdf.aspx).
Estranho é que, após a mesma ter sido dada como terminada pela OMS, essas diretrizes se continuem a cumprir.
Não o sabia até à presente data, mas existe uma carta de direitos do doente. Essa carta menciona (no seu ponto 13. último ponto da mesma) que os doentes internados têm direito a receber visitas. Contudo não regula o horário dessas visitas, ou a sua quantidade (qtas pessoas são permitidas por dia). Apenas refere que o doente tem direito a visitas (https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/legislacao/Documents/LegislacaoSaude/Carta_Direitos_Doente_Internado.pdf).
Ora, como nem a quantidade nem o horário de visitas é estipulado na referida carta, cada hospital adota o seu regulamento.
Cinjo-me apenas à realidade que conheço, mencionando o que se passa no hospital S. João e no hospital Santo António (ambos no Porto). No que toca a visitas de internamento, no hospital s. João deixam entrar 2 visitas por dia, das 11h às 14h30, das 16h30 às 19h30.
No Santo António só pode entrar uma pessoa por dia durante 40m (a mesma pessoa num dia!!!). Para quem está doente e internado, isto é inadmissível. Entendo a questão de melhorar a operacionalidade dos serviços. Contudo, quem está doente tem direito a ter a família consigo.
As entidades que poderão influenciar esta mudança serão o ministério da saúde, a Administração regional de saúde (ars) e a entidade reguladora de saude (ers). Contudo, sem a voz de mais pessoas, nada conseguirei perante estas entidades.
Daí, venho por este meio pedir aos meus amigos que assinem a petição pública que remeto abaixo, com o intuito de revisão destas leis e regulamentos. Qualquer ajuda adicional será também muito bem-vinda.
Quem está doente merece (no mínimo) ter os seus familiares, amigos, etc, ao seu lado.
Obrigado a todos.