Metro do Porto: Fim dos metros em direção ao "Fórum Maia" na linha C
Para: Câmara Municipal do Porto e da Maia; Governo; Metro do Porto
Pelo fim dos metros em direção ao "Fórum Maia", no percurso Campanhã-ISMAI na linha C do Metro do Porto.
Como é de conhecimento geral, o Metro do Porto disponibiliza, na linha C (linha verde), duas direções diferentes a norte: um para o "Fórum Maia" e outro para o "ISMAI", sendo que a estação do ISMAI fica localizada 4 estações posteriores à do Fórum Maia. Por outras palavras, há um metro (Fórum Maia) que pára a meio da linha C e toma a direção oposta a partir daí.
É preciso ter em conta que, durante a semana, para quem vive na Maia, há a possibilidade de se deslocar para sul através de metros em 15 em 15 minutos (porque pode apanhar o metro que vem do ISMAI e ainda o metro que fica parado no Fórum Maia). No entanto, as estações anteriores (ISMAI, Castêlo da Maia, Mandim e Zona Industrial) têm acesso apenas a metros de 30 em 30 minutos, porque o metro que pára na estação do Fórum Maia, retoma a partir daí.
O mesmo acontece no sentido oposto, isto é, as pessoas que vêm das chamadas "grandes estações" (Campanhã, Trindade, Casa da Música, etc.), caso tenham que se deslocar para oo Castêlo da Maia ou para perto do SMAI só têm metros de meia em meia hora. Caso haja um imprevisto por parte da vida pessoal de alguém e se atrase por uns segundos, é o tempo suficiente para ter que esperar 30 minutos por outro metro, enquanto que alguém que tenha de ir para a Maia basta esperar por 15 minutos.
Não há falta de adesão ao metro por parte dos residentes do Castêlo da Maia, uma vez que muita da população trabalha fora da Maia e tem que se deslocar para o Porto (de manhã, a estação do Castêlo enche sempre o metro em direção a Campanhã). Já no sentido oposto, há sempre também muita adesão ao metro em direção ao ISMAI, uma vez que cada vez há mais estudantes nesta Instituição de Ensino Superior (tornada Universidade recentemente).
Em 2013, a freguesia do Castêlo da Maia constituía 18 395 habitantes, enquanto que a freguesia da Maia, em 2011, constituía 12 406 habitantes. No entanto, a freguesia com menos habitantes tem o dobro dos metros que a freguesia mais populosa. Cada vez há mais procura e interesse em relação ao alojamento no Castêlo da Maia, e, portanto, mais pessoas a residir nesta freseguia, muito pelo crescimento do ISMAI enquanto Instituição de Ensino Superior.
Reunindo todas estas condições, pedimos à Câmara Municipal do Porto, em conjunto com o Metro do Porto, à Câmara Municipal da Maia e à Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, que terminem com os metros em direção ao Fórum Maia e que mantenham os metros até ao ISMAI apenas para que as pessoas que residam no Castêlo da Maia possam deslocar-se para as suas habitações de 15 em 15 minutos, da mesma forma que os habitantes da Maia o fazem.