Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Por Melhores Condições para os Moradores do Bairro São José em Cascais

Para: Exmos. Srs.: Presidente da Câmara Municipal de Cascais Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche Presidente da Junta de Freguesia de Cascais

Exmos. Srs.:
Presidente da Câmara Municipal de Cascais
Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche
Presidente da Junta de Freguesia de Cascais

Venho por este meio expor o meu descontentamento, o qual é partilhado por alguns dos moradores do Bairro de São José em Cascais.

Este bairro tem a particularidade de estar praticamente dividido entre as duas freguesias de Alcabideche e Cascais, sendo que ambas pertencem ao município de Cascais.

Atualmente assistimos a algumas melhorias na via pública, que liga a Rua de São Bernardo, que começa desde a Rotunda de acesso à 3ª circular, até à Rua de São José que começa no Pingo Doce de
Alvide e desce até à Rotunda do LIDL das Fontaínhas.

Acontece que as passadeiras que ora estão a ser colocadas, parecem demasiado estreitas e distantes entre elas gerando situações de autênticas gincanas “à la tuga” colocando os demais transeuntes em perigo, seja os que estão na faixa contrária, os que estão nas respetivas passadeiras ou passeios, pior ainda para aqueles que têm os portões das suas casas voltados para esta estrada que não sabem quando é que algum louco desgovernado originará alguma desgraça, sendo que as ultrapassagens aos autocarros parados nas respetivas paragens com passadeiras também parece ser prática comum e de alguma graça para os executantes desses malabarismos motorizados.

No dia de ontem, 01.09.2021, verificou-se um acidente com gravidade entre um veículo ligeiro e um motociclo, ficando este último em mau estado tendo sido assistido pela população e posteriormente encaminhado pelos Bombeiros para o Hospital, estando em situação muito complicada. Fica a nota que o respetivo condutor do motociclo estava em cumprimento da sua atividade profissional como distribuidor de pizzas em nome da Pizzaria Lusitânia, e o condutor da viatura ia na sua vida a descer uma rua que tem dois espelhos ridículos.

Sendo do conhecimento geral de quem mora no Bairro de São José, que ande a pé, de mota ou de carro que existem “pontos cegos” ao longo da via e somente com uma redução drástica das velocidades é que eventualmente destas desgraças seriam muito menos ou de menor intensidade.

Numa rua em que o limite é de 40KM/h, assistimos por vezes acelerações e travagens de quem passou seguramente o dobro do permitido.

No local onde se deu o mencionado acidente, cruzamento entre Rua de São Sebastião (atrás da Churrasqueira “O Brasas” e a Rua de São José, existem dois espelhos para ajudar em alguma coisa, mas que praticamente em nada ajudam se as velocidades se mantiverem a este nível, pois tem dois pontos cegos e entrar na mesma é uma verdadeira lotaria.

Todos os locais servem de estacionamento, retirando visibilidade de quem quer entrar na via principal, sendo que é chocante a quantidade de viaturas da Polícia Municipal ou da PSP que não se vêm a passar.

Se passam, olham para o lado, porque é por demais evidente!

Ontem no rescaldo do acidente, um condutor fez a “tal gincana” em frente ao café Calendário, com o agente da PSP a olhar para aquela borrada e manda-o seguir, antes disso algumas viaturas ali estacionadas foram retiradas pelos seus donos, ficando algumas que quase que aposto não foram devidamente identificadas.

Questiona-se sobre que lombas são estas, as respostas são: Queixe-se à Câmara Municipal!

Ao que parece já o fizeram e a Câmara nega-se a colocar mais lombas… Falta orçamento? Esperamos a bazuca!?

Pede-se um carro patrulha para uma situação destas, que infelizmente não será situação isolada, e demoram mais de 20 minutos, quando da nova e belíssima esquadra ao local são menos de 5 minutos com as sirenes e rotativos ligados!

Esqueci-me, de lá até ao local existem lombas em todas as passadeira, o que deve dificultar a condução e reduzir a possibilidade de andar a maior velocidade…

Estarão todos onde mais interessa: Qta da Marinha, Quinta da Bicuda, Zona da Guia, Gandarinha, Cascais Centro para “Inglês ver”?

Acontece que no pedaço que começa no fim da Rua de São Sebastião e continuação da Rua de São José, e que termina no Café do Paulinho “Lopes” existem mais três passadeiras com uma vergonhosa marcação no asfalto, sinalética vertical pobre e sem as famosas lombas “pinipon”, tal a dimensão das mesmas. Estamos a falar de quase 01(um) KM de trajeto no qual podem ser atingidas grandes velocidades e só a sorte ainda não atirou alguém para o Cemitério de Alcabideche ou da Guia, ou ainda não deixou alguém incapacitado para o resto da vida.

Parece-me que como morador, contribuinte e cidadão cumpridor estou no direito de expor uma situação a qual poderá debilitar qualquer um, seja física ou emocionalmente para o resto da vida dependendo da gravidade.

Estamos a poucas semanas do início de novo ano lectivo, e para conhecimento existe uma escola primária na Rua de São Bartolomeu que cruza com a Rua de São João que termina na principal. Nesta escola existem crianças que se deslocam a pé pela Rua de São José, algumas sozinhas, outras acompanhadas pelos seus pais ou avós, o mesmo é válido para a Secundária de Alvide, na Rua das Padarias 195, na qual frequentam vários jovens moradores do Bairro São José, e que fazem este trajeto diariamente.

Nos anos de eleições autárquicas é sempre assim: existem obras em barda, um frenesim de pessoas e máquinas, “uma loucura” para depois haver ganho de votos.

Parece que andamos todos cegos e letárgicos em relação ao que se passa, e não posso continuar passivo numa situação destas, por esse motivo exigimos que o nosso dinheiro seja bem aplicado e que não tenhamos moradores de 1ª e de 2ª no Bairro, e certamente entenderão o que quero dizer se virem bem a zona descurada nesta “manobra de embelezamento de votos”

Finalizando:
• Gostaria que tivessem o cuidado de reconfigurar algumas ruas em termos de sentido de trânsito, reduzindo a perigosidade
• Gostaria que colocasse pinos de segurança em alguns locais para não haver estacionamento abusivo, nomeadamente na rua do acidente
• Gostaria que colocassem lombas nas passadeiras em falta
• Gostaria que houvesse mais policiamento na zona, e acima de tudo que fossem mais rigorosos com os infratores, pois só com alguma prevenção e dissuasão as coisas podem ter um começo e talvez um futuro mais seguro para todos.

Esta petição é feita com foco nos direitos do cidadão consagrados na Constituição da República Portuguesa - Direitos Fundamentais, nomeadamente no Artigo 52º - Direito de Petição e direito de ação popular entre os demais descritos.

Cumprimentos,
Nelson do Vale Castro
NIF 209811560
C. Cidadão 10714480
Morador do Bairro São José



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 02 setembro 2021
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
23 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.