NORMA DIAGNÓSTICA Nº 017 de 13/07/2017 da D.G.S. NÃO ESTÁ A SER CUMPRIDA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE!
Para: Excelentíssimo Senhor Director do Departamento da Qualidade de Saúde e Excelentíssima Senhora Directora Geral da Saúde - Drª. GRAÇA FREITASe Prof. Dr. Válter Bruno Ribeiro Fonseca ; Excelentíssima Senhora Directora Geral da Saúde - Dra. GRAÇA FREITAS
NORMA DIAGNÓSTICA Nº 017 PARA A FIBROMIALGIA de 13/07/2017 da D.G.S. - NÃO ESTÁ A SER CUMPRIDA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE!
Para:
Excelentíssimo Senhor Director do Departamento da Qualidade de Saúde - Prof. Dr. VÁLTER Bruno Ribeiro FONSECA ;
Excelentíssima Senhora Directora Geral da Saúde - Dra. GRAÇA FREITAS
Os Profissionais de Saúde do nosso país, salvo raras excepções, desconhecem a existência da Norma Diagnóstica Nº 017 para a Fibromialgia de 13/07/ 2017 da D.G.S.
Perante esta situação ilegal existente, os Doentes Fibromiálgicos não estão a ser devidamente reconhecidos como tal, como obriga a referida Norma em vigor.
Estes doentes percorrem estradas após estradas a caminho de um abismo cada vez mais profundo!
Esta situação está a provocar nos mesmos graves transtornos orgânicos e emocionais, com recursos a elevados gastos farmacológicos desnecessários, assim como à necessidade de cirurgias resultantes do exagero do uso de fármacos indevidos, em doses exageradas, devido a prescrições farmacológicas desnecessárias e contrárias aos interesses da patologia em causa, tendo em conta as características já confirmadas cientificamente a nível mundial e não reconhecidas por uma elevada parte da Classe Médica do nosso país, tal como está bem explícito na Norma referida.
Estes Doentes nem sequer estão a ser avaliados no seu 5º Sinal Vital nas consultas programadas, algo também obrigatório de acordo com a Lei vigente.
O doente fibromiálgico circula entre o seu médico de família, consulta da dor e por um sem número de especialidades que lhes vão sendo aconselhadas entre si, sem qualquer rigor de carácter conclusivo de nenhuma delas.
Os Doentes Fibromiálgicos precisam, urgentemente, de poderem sentir que toda a sintomatologia da sua doença é assumida como sendo Real, assim como do devido tratamento assertivo e condigno ao qual têm Direito!
Assim, os abaixo-assinados, solicitam a Vossa Excelência se digne voltar a distribuir a devida Informação para todos os Centros de Saúde e Unidades Hospitalares do nosso país sobre a existência da referida Norma em vigor, a qual, como qualquer outra, é de obrigatório cumprimento.
Gratos, desde já, pela Resolução Urgente deste problema existente,
Os abaixo assinados,