Disticos e Estacionamento para Moradores da Ericeira
Para: Moradores e locais da Ericeira
Existe um problema grave de estacionamento na Ericeira. Problema este que não é de agora mas que se vem a arrastar e com a tendencia a piorar.
Parece nos que a solução tem sido olhar para o lado e fingir que nada se passa. Construíram-se 2 novos estacionamentos - é verdade - mas estes dois estacionamentos não chegam para o aumento drástico de moradores e turistas que estão ou passam pela Ericeira. Para piorar esta situação o estacionamento que estava no centro da vila foi usado para construir mais um prédio (em frente ao Hotel Vila Galé) e, por inúmeras vezes, fecham o estacionamento de Sao Sebastiao durante o fim de semana.
Não é apenas um problema de estacionamento mas também um problema de circulação dentro da vila, a baixo da estrada nacional. As ruas estão constantemente entupidas por "domingueiros" que gostam de passear de carro, por carros indevidamente estacionados a bloquear o transito, por turistas que não conhecem a vila e que muitas vezes circulam em sentido contrário ao suposto, entre outros problemas.
A falta de estacionamento e a dificuldade de circular dentro da vila leva os moradores ao desespero.
Os moradores não conseguem estacionar na sua zona de residência e consequentemente têm imensas dificuldades em carregar e/ou descarregar as compras ou o material de trabalho.
Os moradores mais idosos muitas vezes são obrigados a estacionar a 10 minutos a pé da sua residência.
Muitas vezes a demora em encontrar estacionamento é superior ao tempo de viagem entre Lisboa e Ericeira depois do trabalho.
É frequentemente encontrar automóveis estacionados em lugares abusivos como passeios ou á frente das portas dos moradores o que dificulta a circulação.
Veículos de emergencia como ambulâncias e veículos de serviço como o camião do lixo tem dificuldade em circular dentro da vila prejudicando gravemente o seu serviço.
Tudo isto porque não existe estacionamento necessário para tanta afluência e porque frequentemente o visitante ou o turista prefere estacionar indevidamente do que estacionar na periferia e andar 10 minutos para o centro da vila.
Pensamos que está na altura das entidades competentes como a Camara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Ericeira pensarem nos moradores em vez de pensarem apenas no turismo e no comércio.
Num ano em que se tanto fala de sustentabilidade parece que é so mais uma palavra para ficar a enfeitar os papeis da Camara Municipal.
A CMM autoriza a construção desenfreada de casas e prédios mas depois não consegue dar resposta ao crescimento dramático que se vive. Existe uma sobrecarga enorme das infra estruturas como o estacionamento e as estradas. No entanto, parece-nos que está na altura de se arranjar soluções.
É preciso fazer alguma coisa. É preciso encontrar e aplicar soluções.
Parece nos que fechar o centro da vila para moradores e comerciantes pode ser uma solução. Vai dar mais condições aos moradores e tornar a circulação pedestre e automóvel mais simples e organizada.
Pode se criar parques de estacionamento nas periferias (5-7min a pé do centro) para receber os turistas e os visitantes podendo ser uma forma de estimular se os negócios não centrais e aliviar a carga do centro da vila.
Não podemos continuar á espera que este problema se resolva sozinho. Porque não vai. Pelo o contrario, só vai piorar. O aumento do turismo e o aumento da construção só vai trazer mais pessoas e automóveis para a Ericeira e deteriorar a qualidade de vida dos residentes.
Vamos lutar por uma Ericeira que não põe o comercio e os turistas á frente dos residentes. Queremos mais condições para os moradores. Queremos que a circulação e o estacionamento no centro da vila seja limitado a moradores e trabalhadores com dísticos próprios.
É difícil parar o crescimento, mas é possível criar infra estruturas e regulamentações para tornar este crescimento sustentável.
|
Assinaram a petição
141
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|