Reclamamos por uma nova versão Portuguesa de “Soul”

Para: Disney Portugal

Reclamamos por uma nova versão Portuguesa do filme “Soul” da Disney e Pixar, respeitando a intenção original e reconhecendo a importância histórica deste momento. Porque este filme não é apenas mais um filme e o que ele representa importa.

“Soul” é um filme de animação da Disney estreado no final de 2020 mas que começou a ser desenhado em 2016 pela Pixar, tendo o propósito assumido de querer retratar a cultura musical e a comunidade Afro-Americana. Todo o processo foi muito rigoroso na escolha de argumentistas, equipe técnica e, claro, dos actores que dariam vida a este filme assumido como um manifesto contra a iniquidade na indústria do entretenimento. Foram tidas em conta várias personalidades e académicos para assegurar que a diversa comunidade Negra estivesse confortável com a representatividade da obra.

Em Portugal a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de actores Afro-Descendentes para dar voz aos personagens. Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos actores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras. As palavras respeito, representatividade e intenção são chave aqui.

A nossa história está cheia de factos consumados que não podemos reparar mas podemos aprender com eles, reconhecendo-os para podermos avançar. O que vamos fazer em 2021 está nas nossas mãos e a avaliação sobre a importância deste cuidado ou da falta dele cabe, antes de mais, a quem não se vê aqui representado. A responsabilidade de não aceitar, não relativizar ou não deixar normalizar é de cada um. O que foi um equívoco e descura na tradução para Portugal pode e deve ser reparado. Não deixamos passar mais uma oportunidade de fazer a coisa certa.

Assinamos:
Ana Sofia Martins
Dino D´Santiago
Mamadou Ba
Mayra Andrade
Nástio Mosquito
Pedro Coquenão
Sara Tavares

Convidamos a assinar a Petição, partilhar este texto nas redes sociais, identificar a Disney Portuguesa e a Pixar em todas as publicações. As assinaturas serão entregues à Disney Portugal.
  1. Actualização #2 Encerramento

Criado em terça-feira, 19 de Janeiro de 2021

Foi entregue cuidado da Disney Portugal Reclamamos para que seja refeita a dobragem Portuguesa de “Soul”, porque as vozes podem não ter cores, mas há cores que precisam ter mais voz. Promovemos uma petição que foi notícia e debate em todos os principais media nacionais e, em poucos dias, reuniu um número muito importante de assinaturas que vos são agora entregues. Nunca esteve em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal, a qualidade ou a índole dos actores da versão Portuguesa ou sequer a necessidade de ser literal em cada tradução, mas há uma expectativa particular pelo que este filme representa e pela oportunidade histórica que ele nos dá de corrigir um problema reconhecido pela vossa companhia. Que papel querem assumir nesta história? O de promover uma melhor representatividade, dando seguimento à intenção original ou o de contrariar o bom espírito e a Alma deste filme? Por um final feliz, assinamos. Estas assinaturas foram também encaminhadas para a Disney Internacional.

2. Actualização #1 Aguardemos por um final feliz.

Criado em terça-feira, 19 de Janeiro de 2021

Ao cuidado da Disney Portugal Reclamamos para que seja refeita a dobragem Portuguesa de “Soul”, porque as vozes podem não ter cores, mas há cores que precisam ter mais voz. Promovemos uma petição que foi notícia e debate em todos os principais media nacionais e, em poucos dias, reuniu um número muito importante de assinaturas que foram agora entregues. Nunca esteve em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal, a qualidade ou a índole dos actores da versão Portuguesa ou sequer a necessidade de ser literal em cada tradução, mas há uma expectativa particular pelo que este filme representa e pela oportunidade histórica que ele nos dá de corrigir um problema reconhecido pela Disney. Que papel quer a companhia assumir nesta história? O de promover uma melhor representatividade, dando seguimento à intenção original ou o de contrariar o bom espírito e a Alma deste filme? Por um final feliz, assinamos juntos. Estas assinaturas foram também encaminhadas para a Disney Internacional.

Esta petição foi criada em 02 Janeiro 2021
17.512 Pessoas