Constituição de mais um grupo do Pré-Escolar na EB Vale do Cávado, Lago,Amares

Para: Exmo Sr. Delegado Regional de Educação do Norte, Exma Sra Directora do agrupamento de Escolas de Amares, Exmo Sr Presidente do Município de Amares

Peço a abertura de uma outra sala para o Pré-escolar no Centro Escolar Vale do Cávado, Veiga, Amares dado que estão crianças sem colocação, outras colocadas numa outra escola contra a vontade dos seus encarregados de educação e as duas salas constituídas por um número exagerado de crianças, tendo sido riscadas da equação as consideradas condicionais.

Não me parece descabido repartir 50 crianças em 3 salas e mais em tempos em que ditam o distanciamento social.

Se o bom senso e coerência ainda forem importantes na sociedade, gostaria de atentar para a questão pedagógica.
Como podem turmas com 25 crianças com idades de 3,4 e 5 anos ter o acompanhamento adequado e ser mantida a distância de segurança como recomenda a DGS? Para que servem então essas recomendações?

Por outro lado entendo que foi uma decisão governamental fechar escolas mas também tem que ser conscientes que devido ao grande número de crianças inscritas para frequentar o Pré-Escolar, a solução não pode passar por ter crianças sem colocação ou ter turmas com um número exagerado de crianças baseando-se num decreto lei de 2018, lei criada num contexto bem diferente ao actual.

No meu caso concreto tenho o meu filho mais velho a frequentar o 4•ano nesta escola e o meu filho mais novo por ser considerado condicional só porque faz 3 anos um mês e meio depois do início das aulas não tem colocação e a solução que me é dada é levá-lo para outra escola mas infelizmente não tenho o Super Poder de me dividir em duas para conseguir levá-los a escolas diferentes com horários iguais e mais sabendo que esta escola tem todas as condições para receber mais crianças.

Não me parece compreensível nem aceitável.

Espero verdadeiramente que voltem a analisar esta situação, que é um problema e não um simples capricho.

Um minuto do vosso tempo e uma decisão favorável pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Esta petição foi criada em 05 setembro 2020