REABERTURA MERCADOS LOCAIS DE LAGOS

Para: CAMARA MUNICIPAL DE LAGOS

Vimos por este meio questionar a Câmara Municipal de Lagos (CML) sobre os nossos dois mercados de pequenos productores no sitio do Mercado de Levante: o Mercado da reforma agraria de sábado e o Viv´o Mercado ( às quartas-feiras ).

Estes dois mercados, onde nos habituamos a fazer compras não só de produtos alimentares mas também de cosmética, tasquinhas e artesanato, são muito importantes para a nossa comunidade de residentes e turistas, em busca de lugares autênticos, conviviais e com produtos locais, saudáveis e frescos. Eles fazem a ponte entre produtor e consumidor. Para além disso, nos tempos que correm, estes Mercados são essenciais para a sobrevivência dos pequenos produtores agrícolas, artesãos e tasquinhas do concelho de Lagos e arredores.

Nestes últimos mêses, a situação dos Mercados modificou-se radicalmente por decisão unilateral da CML. Em primeiro lugar foi tomada uma decisão de obras no espaço, em plena época alta. E seguidamente num contexto de pandemia, a Câmara fechou os dois mercados considerando que à diferença dos supermercados, o espaço não obedecia às condições impostas pela DGS. Questionamos o bem fundado desta decisão camarária quando vemos os supermercados cheios, alguns sem haver respeito de distancias nem terem condições para abrirem.

Queremos relembrar que é necessario através destes mercados apoiar pequenos produtores, cadeias curtas-economia circular, soberania alimentar e acesso a productos de qualidade. As grandes superficies, assim como outros intermediarios nunca foram solução para quem aprecia fazer compras ao ar livre, evitar intermediários preferindo comprar directamente aos pequenos productores.

Por estas razões acima indicadas e porque merecemos respeito enquanto habitantes de Lagos, exigimos ser oficialmente informados quanto à continuidade dos mercados, exigindo uma alternativa celere para a continuidade dos mesmos e que a câmara Lagos tome posição sobre a sua vontade em apoiar quem já tanto fez para animar estes dois mercados que são o coração de Lagos. Queremos os nossos mercados de volta com todos os seus participantes a vender e animar em Lagos.

Esta petição foi criada em 29 Maio 2020