Petição A FAVOR DO PROJETO “CAFÉS SUSPENSOS”

Para:  Presidente da Assembleia da República

A FAVOR DO PROJETO “CAFÉS SUSPENSOS”
(texto com acordo ortográfico)
Se é daquelas pessoas que gosta de contribuir para o bem-estar dos outros, sentindo-se feliz no ato de dar, este desafio é para si.
Não precisa de fazer uma transferência bancária para contas suspeitas ou de participar numa missão humanitária em África.
Sugerimos-lhe que adira à iniciativa “Cafés Suspensos”, projeto que arrancou há vários anos em Itália e já conquistou milhares de pessoas em toda a Europa e EUA.
Sem gastos excessivos ou mudanças na sua rotina, um simples gesto solidário pode melhorar o dia de um desconhecido e fazê-lo a si, dador, sentir que participa num projeto coletivo de afetos.
A ideia é simples. Basta que se dirija a um dos estabelecimentos de restauração aderentes e pague não apenas o que consome mas também uma bebida ou refeição extra, que depois reverterá para quem deles necessite. Esse café, meia de leite, copo de leite, pão com manteiga, pão com fiambre, pão com queijo, peça de fruta, ou sopa (por exemplo) ficarão “suspensos”, aguardando que alguém os peça.
Vários cafés de Lisboa já aderiram e também no Concelho de Odivelas se dá agora os primeiros passos. Alguns amigos juntaram-se na esplanada do Snack Bar Mordido - SBM (incluindo o proprietário) e discutiram os benefícios de a implementar naquele espaço e de a alargar ao concelho. Facilmente se chegou à conclusão que o ideal seria mesmo contagiar o país com esta onda de boa-vontade.
É dono de um estabelecimento de restauração e quer ajudar a população mais desfavorecida a sobreviver à crise?
É um cidadão empenhado em dar o seu contributo cívico?
Dirige ou pertence a uma associação cujos utentes poderiam beneficiar deste gesto amigo?
Junte-se a nós neste grande abraço.
Assine esta petição a favor dos “Cafés Suspensos” e divulgue o projeto no café do seu bairro, alertando vizinhos, amigos e familiares para a importância destes pequenos atos.
Ao fim de cada mês, o valor das bebidas ou refeições “suspensas” que não tivessem destinatário reverte para uma instituição de apoio social que careça de verbas.
Dê! Partilhe! Envolva-se!

Esta petição foi criada em 07 maio 2013