Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição ALTERAÇÃO À LEI DE PESCA EM ÁGUAS INTERIORES

Para: Assembleia da República ,Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

Sabem o que é Carpfishing ?

Deixo aqui umas dicas, analisem bem as vantagens que o nosso País teria.


O Carpfishing tem as suas raízes nos anos 60, em Inglaterra. Gradualmente foi ganhando adeptos por todos os cantos do Mundo. Actualmente há Carpistas em quase todos os Países do planeta em parte graças á grande evolução das novas tecnologias e ao cada vez mais fácil acesso a estas, e á infinidade de informação que temos disponível á distancia de um clic.

A base desta disciplina é a constante busca de superar o Recorde em peso e comprimento, bem como o respeito e tratamento adequado dos exemplares capturados. Devemos ter material adequado para termos sempre em total segurança as nossas capturas, bem como a sua comodidade e bem-estar. O respeito pelo meio ambiente é também uma das directivas por as quais se rege o Carpfishing, é mesmo habitual limparmos e recolhermos o lixo deixado por outros pescadores.

O único troféu é a imortalização do momento através de testemunho fotográfico.

É uma pesca de carácter sem morte, a presa é sempre devolvida ao seu habitat natural sem lhe provocar o menor dano, e devemos tratar a ferida do anzol e outras que eventualmente possam já ter com anti-sépticos próprios para o efeito.

Utilizamos sempre um tapete de recepção para colocar o peixe enquanto fora de água, nunca o colocando em contacto com o chão pois poderia causar-lhe graves infecções bacterianas.

Quem tem o primeiro contacto com esta modalidade ou, melhor dizendo, filosofia, fica logo rendido ao espírito nobre que envolve esta actividade.

É certo que existe um certo misticismo que envolve o Carpfishing, mas também por isso mesmo move tantas paixões.

É pena de não podermos exercer esta actividade no período nocturno e a montagem de um abrigo (tenda) ser considerado campismo selvagem.


Para quando uma alteração na Lei?

Convém referir que esta modalidade de pesca já é praticada noutros Países há muitos anos onde hoje a pesca nocturna já é permitida.
Um tipo de pesca que por as presas alvo serem de grandes dimensões, velhas e desconfiadas exigem muitas horas, semanas e meses de dedicação.
Muitas horas de espera e á noite é a altura propícia para o peixe mais desconfiado e matreiro se atrever a comer.
Um carpista faz longas sessões, existe toda uma logística associada a este tipo de pesca, tem de comprar mantimentos e apetrechos adequados para a praticar, é um utilizador das novas tecnologias e um amante do meio ambiente, servindo muitas vezes de vigias para crimes cometidos contra a natureza e sendo uma obrigação denuncia-los.
Há carpistas no Mundo inteiro que visitam Países onde a legislação é mais evoluída e vai ao encontro desta modalidade desportiva de pesca sendo permitido pescar de noite com 4 canas. Esses pescadores são capazes de gastar largas centenas e até milhares de euros em toda a logística que esta pesca envolve. Faz girar e engrandecer toda uma economia local Os Portugueses vão pescar para toda a Europa mas os europeus não vêm a Portugal. Crise?
O Nosso dinheiro fica lá mas eles não vêm cá gastar o deles... não serão uma oportunidade para mudar esta mentalidade? Com as leis adequadas às nossas águas doces, por exemplo com uma licença especial para pescar de noite o Estado poderia ter mais receitas e chamar Carpistas de todo o Mundo a pescar nas nossas águas uma vez que é dos Países da Europa com mais condições para proporcionar recordes.
Acho que merecemos uma oportunidade, só queremos ser ouvidos e darmo-nos a conhecer, a nossa paixão é a pesca e a natureza e com isso ainda todos podemos sair a ganhar se aproveitarmos os nossos recursos da melhor maneira. Portugal pode sempre fazer melhor, com vontade.
Obrigado



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
492 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.