Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra a criação do curso de podologia para enfermeiros

Para: Administração do grupo CESPU, Coordenador do curso de Podologia do Instituto Politécnico de Saúde Norte

A Podologia é a Ciência na área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objectivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano.
O Podologista é um profissional de saúde independente possuidor de conhecimentos cientificos válidos e reconhecidos mundialmente para o diagnóstico e tratamento das patologias que afectam o pé.
CURSO DE PODOLOGIA
O ensino da LICENCIATURA em Podologia está autorizado pelas portarias nº 197/2004 e 200/2004 de 1 e 2 de Março, respectivamente.
O Curso de Podologia é uma licenciatura na área das ciências da saúde, que prepara os futuros profissionais para exercer a sua actividade com autonomia profissional ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente do pé e suas repercussões no Organismo Humano.
A licenciatura em Podologia é leccionada pela CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, nas suas Escolas Superiores de Saúde, situadas em Gandra-Paredes e em Vila Nova de Famalicão.
Os alunos de Podologia, durante a sua formação superior, contam com um ensino pioneiro e único em Portugal. A sua formação académica durante os dois primeiros anos é de carácter universal na área das ciências da saúde, integrando simultaneamente práticas laboratoriais e pré-clínicas. Durante os dois últimos anos contam com especialização nas diferentes vertentes clínicas de Podologia a nível teórico e ao nível prático directamente com o doente. A formação académica de Podologia tem um corpo docente espacializado da instituição (CESPU) juntamente com um grupo de professores da Universidade de Barcelona.
O grupo CESPU pretende iniciar este ano uma licenciatura em podologia para enfermeiros...Muitos foram os que se dedicaram e dedicam todos os dias para, à sua maneira, dignificar a podologia!
Muitos foram os que criticaram e crucificaram as pessoas que estariam a dar formação a enfermeiros e a calistas...
Muitos foram os que criticaram as designações "enfermeiros podologistas"...
Muitos foram os que criticaram alguns médicos que fizeram cursos de podiatria (cursos estes que eram direccionados a qualquer profissional de saúde)
E agora surge a CESPU com um novo curso direccionado para enfermeiros!!!
O profissional de Podologia existe, formado pela CESPU,no entanto não existem competências profissionais para os podologistase mesmo assim os podologistas dão o seu melhor todos os dias na sua consulta para demonstrar o seu valor.
Não existe enquadramento fiscal específico e no entanto os profissionais de podologia cumprem com todos os seus deveres fiscais.
O curso, no formato que existia e existe, permitia a entrada a qualquer outra pessoa com licenciatura ou bacharelato em qualquer curso.
Porquê criar um curso de Podologia pos laboral direcionado a enfermeiros????
Este curso direccionado vem denegrir a imagem dos podologistas, na realidade qualquer um pode ter o curso no formato já existente.
Aquilo que vos peço, em nome da podologia em Portugal e dos seus profissionais, é que nos ajude para, em conjunto, encontrarmos forma de impedir que este curso direccionado a enfermeiros seja uma realida, pois a sua criação irá trazer consequencias devastadores para o futuro da Podologia no nosso país. Não vamos dar um passo atrás, mas sim um salto para o futuro...



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
455 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.