Demolição do Cine Teatro de Ovar, NÃO!
Para: Assembleia da República
Petição pública contra a demolição do antigo Cine Teatro de Ovar.
Para: Assembleia da República
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República,
Excelentíssimos(as) Senhores(as) Deputados(as),
O Cine Teatro de Ovar é um marco fundamental na história e cultura da cidade de Ovar, que, neste ano de 2024, atinge a distinta marca dos 80 anos.
No entanto, por conta de uma decisão da exclusiva responsabilidade do atual executivo da Câmara Municipal de Ovar, assistimos hoje à iminência da liquidação/demolição de um edifício que se encontra ao abandono, por opção da própria Câmara, desde 2018.
Na reunião de Câmara de 18 de Julho, o executivo municipal assumiu estar prevista a demolição total e definitiva do histórico edifício, para dar lugar a uma praça de entrada para o parque urbano de Ovar.
Esta proposta implica a perda irreversível do património edificado e a eliminação de um edifício com um importante valor sentimental para muitas gerações de ovarenses.
Os subscritores desta petição vêm por este meio:
- rejeitar liminarmente este atentado contra um exemplar histórico e simbólico do património construído da cidade de Ovar;
- defender a conservação e reabilitação do edificado existente, enquanto símbolo maior da identidade da cidade e do município de Ovar, pela sua história, pela memória, pelo valor da sua preservação e pelo respeito da herança do passado.
O Cine Teatro de Ovar foi inaugurado a 30 de dezembro de 1944 e ocupou um lugar central na cidade, situado entre a Igreja Matriz e o Mercado Municipal. Mais do que um espaço de entretenimento, tornou-se um símbolo da cultura local, tendo sido palco de diversas atividades, desde sessões de cinema e apresentações teatrais, bailes e eventos sociais, como o caso do tradicional encontro reiseiro do “Cantar dos Reis”, várias edições do “Festovar” e do “Ovarvídeo”, o “Festival da Canção de Ovar”, programações do Carnaval e do Orfeão, entre tantos outros eventos. Foi, durante décadas, um local de encontro e convívio da comunidade, um polo dinamizador da cidade, e um espaço de lazer que marcou a vida de muitas gerações.
Fechado desde os anos 2000, o imponente edifício do Cine Teatro foi parcialmente demolido em 2016, devido ao seu lamentável estado de abandono, e encontra-se na posse da Câmara Municipal de Ovar desde 2018.
A 26 de junho do presente ano, a Câmara Municipal adjudicou, através de um ajuste direto no valor de €19.500, a "Elaboração do Projeto de Arquitetura de Requalificação do Espaço Público - Entrada Principal do Parque Urbano - Ovar", que sentencia a destruição definitiva do que resta deste importante símbolo cultural da cidade.
Manifestando a absoluta discordância em relação a esta decisão camarária, os subscritores desta petição pública defendem que:
- o que resta do saudoso Cine Teatro de Ovar permanece esteticamente relevante, pelo seu princípio de funcionalidade, simplicidade, elegância intemporal e beleza singular, devendo ser protegido;
- tal como outros municípios do nosso país têm compreendido o potencial de edifícios equiparados ao Cine Teatro de Ovar, avançando com obras de reabilitação, revitalizando-os e adaptando-os para novos usos com assinalável sucesso, promovendo a regeneração urbana e a sustentabilidade, também o Cine Teatro de Ovar deve ser merecedor de uma segunda vida;
- a robustez estrutural e a localização central fazem do antigo Cine Teatro de Ovar o candidato ideal para a reconversão e para uma renovada oportunidade como espaço cultural, devendo ser exemplo de conservação, reparação e renovação do património.
A decisão de destruir o património existente é um ataque e desrespeito à memória dos milhares de Ovarenses que, durante décadas, frequentaram aquele espaço e contribuíram para dinamizar a vida cultural do concelho.
Lançamos e subscrevemos esta petição como forma veemente de protesto contra um desfecho lamentável e irreversível que, para os subscritores, não é o destino desejável para o Cine Teatro. O projeto que esta Câmara Municipal se propõe executar não teve em conta a opinião nem a vontade dos munícipes, e constitui uma perda irreparável para a comunidade.
Apesar do aspeto pouco digno do edifício subsistente, em pleno centro da cidade, não podemos resumir este imóvel a um mero conjunto de pedras e tijolos. A sua relevância reside na história riquíssima, nas memórias que guarda e nas histórias que ainda poderá contar. É um espaço que representa a identidade vareira; local de encontro, reflexão e celebração da nossa cultura.
O Cine Teatro é um património da comunidade - e para a comunidade.
Juntos, podemos salvá-lo e garantir que a sua história e o seu papel como agente dinamizador da cidade de Ovar continuem a ser relevantes para as próximas gerações.
Vamos salvar o Cine Teatro de Ovar!
Assine a Petição e Ajude-nos a Defender a Nossa História e Cultura!