Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Encontro para impedir o despedimento de 25 mil docentes

Para: Forças sociais e políticas defensoras da Escola Pública

Por um Encontro Nacional, com caráter de urgência

Suspensão da Revisão Curricular

Retirada do plano de despedimento de 25 mil docentes

Retirada deste golpe contra a Escola Pública


Querem convencer-nos de que se trata de uma medida inevitável: despedir 25 mil professores e educadores, dar um profundo golpe na Escola Pública!

Em nome do “inevitável”, preparam em cada escola um clima de divisão e mal-estar, remetendo para os professores ou os diretores das escolas a decisão sobre quais as disciplinas, quais os horários sacrificados e quais os professores a ir para a rua – primeiro os contratados com muitos ou poucos anos de serviço,… depois os restantes!
Não aceitemos esta estratégia de guerra do governo da “Troika”!
Um por todos, todos por um!

A FENPROF diz: “NÃO! Não esperes que o problema entre em tua casa… Vamos à luta!”

Então, como agir para impedir que este problema caia em cima de 25 mil docentes, já a partir do próximo mês de setembro?
Só há um caminho: unir todos os sectores; reuni-los, para afirmar uma só frente, a frente que exige a retirada da Revisão curricular, contra a qual estão a maioria dos sindicatos e associações de pais – e que teve o Parecer negativo do Conselho Nacional da Educação.
Em cada Encontro setorial esta aspiração tem sido vivamente afirmada e apoiada pelas forças políticas e sindicais presentes! Foi assim no Encontro de Educação Tecnológica (ET), realizado em Lisboa no passado dia 12 de Maio. Um Encontro em que os professores de ET ali reunidos, às centenas, contaram com a presença solidária de duas deputadas do PS e do PCP, e dos dirigentes da FENPROF, da FNE e do SINDEP.
Então, por que esperar para convocar um Encontro Nacional, com caráter de urgência, com a representação de todas estas forças, para travar de imediato este ataque e impedir o consumar deste processo de despedimentos?

Com a profunda aspiração à realização de uma frente de unidade com todos quantos têm um compromisso ético e/ou de cidadania, com a defesa da Escola Pública de qualidade, nós declaramos o nosso apoio a todas as iniciativas que forem no sentido da realização desse Encontro, com todos os setores envolvidos.
Pedimos aos responsáveis de todos os sindicatos para ajudarem a construir esta unidade.
Dirigimo-nos a todas as outras forças sociais e políticas – dos deputados, às associações de pais, aos autarcas,…: «Façamos o que estiver ao nosso alcance para impedir a concretização do plano de desmantelamento da Escola Pública. Ajudemos a travar o despedimento de mais 25 mil docentes!»

Oeiras, 17 de Maio de 2012

Os primeiros signatários: Maria Isabel Pires (candidata pela Lista A à Direcção Regional de Lisboa do SPGL); Carmelinda Pereira (candidata pela Lista A ao Conselho Geral do SPGL); Adélia Gomes (aposentada do SPGL); Ana Tavares da Silva (Membro da Coordenadora dos professores contratados do SPGL); Fernanda Magda Silva (Agrupamento Francisco Arruda / SPGL); Maria da Conceição Rolo (aposentada do SPGL); Maria da Luz Oliveira (Agrupamento Conde de Oeiras / SPGL); Catarina Gaspar (professora / SPGL); Manuela Máximo(professora / SPGL); Anabela Martins (professora); Isabel Raposo (professora / SPGL); Carla Afonso (professora / SPGL); Isaura Branco (professora); Ressurreição Monge (professora); José Carvalho (professor / SPGL).

Blogue: http://contra-a-escola.blogspot.pt/



Qual a sua opinião?

Petição Encontro para impedir o despedimento de 25 mil docentes, para Forças sociais e políticas defensoras da Escola Pública foi criada por: Comissão de Defesa da Escola Pública.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.868 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.