Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Crianças Surdas e acesso à Língua Gestual Portuguesa na Educação, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Ministro da Educação e Ciência

Nome Comentário
José B. A ignorância de muitos pais e a ganância de muitos médicos alimentam uma indústria e um comércio de milhões e milhões em todo o mundo - implantes - que de nada serve aos surdos. Surdos profundos congénitos têm apenas um caminho: a LGP. O resto é negócio.
Maria S. CONCORDO!
zeferino j. por concordar assino
Felicia P. Sou surda minha própria língua gestual portuguesa Destas, cerca de 15 mil pessoas, têm na Língua Gestual Portuguesa.
Ana D. é muito importante
Carolina B. Haja igualdade!!
Joana P. Espero mesmo que o objectivo seja cumprido. Força
Susana S. Li atentamente o artigo de opinião e concordo com cada linha e sinal de pontuação. Parabéns a estes pais!!! Sou psicóloga e trabalho com crianças surdas há muitos anos e debato-me no meu dia-a-dia com questões semelhantes às aqui colocadas. Para mim é crime não respeitar a lei e fundamentalmente não respeitar o direito destas crianças desenvolverem o seu potencial cognitivo e socioafetivo, quando não lhes é dado o direito a aceder de forma plena e digna, à sua língua.
Micaela S. O meu filho é surdo, isso diz tudo! Além disso gosto de LGP!
Maria M. infelizmente no nosso país acontecem coisas destas ou piores, se quiserem podem contar comigo para ajudar e apoiar dentro dos meus conhecimentos e possibilidades, e como sou ouvinte a aprender LGP posso ajudar dentro da minha profissão A.A.M.
Celina G. Concordo com esta petição. Sou mãe de uma criança Surda e defendo que, mesmo usando aparelho, a criança surda precisa e irá precisar sempre de usar a Língua Gestual, pois a sua oralidade é precária. A Língua Gestual será sempre a 1ª lingua de um surdo. Eles têm a necessidade de Falar com as Mãos. Muita Força !!!
Cátia S. Assinado!
Ricardo P. Sou ouvinte mas Padrinho de um menino surdo e sinto dificuldade em comunicar com ele. vou aprendendo aos poucos mas, o que sei, nunca chega. Muita da diferença , descriminação e dificuldades de comunicação ao nível mundial podem ser evitados com um simples alterar das leis. Visto termos línguas secundarias nas escolas como Alemão, Espanhol, Francês...Deviamos pensar primeiro nos nossos e nas nossas línguas. Obrigado pela atenção.
Diana P. Português
Ricardo T. DEVERÁ OBRIGATÓRIO OS PROFESSORES E MONITORES ENSINAR A QUALQUER CURSO OU HABILITAÇÃO LITERÁRIA SEMPRE EM LGP.
Maria D. Temos que lutar pela qualidade da educação destas crianças e isso passa pelo acesso à Língua Gestual Portuguesa.
António C. A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997. Por isso, a língua gestual é a língua natural da comunidade surda porque no aprendizagem de língua gestual é adquirida de forma fácil e rápida pelas crianças surdas como língua materna.
Eduardo C. não ha comentários perante tal ignorância daquilo a que chamamos de sociedade...acordem!!
Lourenço O. Um tema demasiado importante!
Alberto N. Só assim conseguem atingir um nível de aprendizagem satisfatório

Assinaram a petição
810 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição