Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Defesa dos Direitos dos Nutricionistas, para Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República; Ex.ma Senhor Presidente da Comissão de Saúde; Deputados da Área da Saúde; Ministérios da Saúde; Direção Geral da Saúde;

Nome Comentário
Ana S. Concordo totalmente
Abilio D. Solidáriamente........
Cecília M. O mais grave é a forma de convergência apresentada pela Ordem dos Nutricionistas.
Salvador T. Um dietista jamais terá as mesmas capacidades que um nutricionista.
Maria H. Estamos aqui a falar de duas situações muito distintas: 1- Cursos de quatro anos em faculdades de prestigio como é o exemplo da Egas Moniz, na qual a exigência é enorme e as horas de estudo requeridas são incalculáveis (já para não falar dos custos do ensino...). A minha irmã estuda ciências da nutrição e eu vejo o que ela estuda. As cadeiras são muito aprofundadas e o curso é comparável com medicina incluindo disciplinas como Bioquímicas, Anatomias etc. estudadas em grande profundidade. 2- Cursos de baixa exigência, estudando algumas das mesmas matérias mas muito superficialmente. Sem muita exigência de estudo e custos baixíssimos, faculdades não muito prestigiadas (Politécnicas algumas até...). Quem sai destes cursos não teve um vigésimo da aprendizagem de quem saia de um curso na primeira situação. É mais que obvio que quem está a querer tomar a decisão de por estes dois grupos de pessoas tao distintas ao mesmo nível, não tem a minima noção do que se trata e está a completamente fora do contexto. Não podia achar isto mais disparatado. Era a mesma coisa que por uma enfermeira ao mesmo nível que um cirurgião. Por favor, ha que ter noção e sentido de justiça.
Beatriz T. Não concordo com a convergência e acho sinceramente que é uma injustiça para os nutricionistas! Por favor não tomem decisões precipitadas, nem sem darem ouvidos aos elementos que verdadeiramente serão prejudicados!
Rita H. São profissões necessárias mas com funções diferentes
Maria T. São profissões necessárias mas com funções diferentes
Joana P. São profissões necessárias mas com funções diferentes
Tania S. São profissões necessárias mas com funções diferentes
Joana N. profissões igualmente importantes mas com funções diferentes.
Cristina A. A minha opção de ser nutricionista foi tomada há mais de 30 anos! Sinto-me indignada com o processo de convergência de dietista para nutricionista que a Ordem dos Nutricionistas está a encetar.
Jose V. cada uma das profissões são importantes mas com funções diferentes. Foi assim que me ensinaram.
Alda A. Lei nº 51/2010, de 14 de Dezembro - Cria a Ordem dos Nutricionistas e aprova o seu Estatuto A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º - Objecto É criada a Ordem dos Nutricionistas e aprovado o seu Estatuto, publicado em anexo à presente lei, da qual faz parte integrante. Artigo 2.º - Profissionais abrangidos A Ordem dos Nutricionistas abrange os profissionais licenciados na área das Ciências da Nutrição e ou Dietética que, em conformidade com o respectivo Estatuto e as disposições legais aplicáveis, exercem a profissão de nutricionista ou de dietista. Pergunto: o que é que mudou nos últimos quatro anos que faça das duas profissões, distintas e distinguidas pela própria Ordem, uma só?
Rosa S. Só mesmo uma nutricionista sabe a diferença de competências entre as duas profissões.
Mariana S. Para entrar na FCNAUP não foi fácil. Tive que investir mais um ano da minha vida no secundário para poder subir as notas dos exames nacionais para conseguir lá entrar, e isto porquê? Porque queria ser Nutricionista e não Dietista! Disseram-me que não era a mesma coisa! Caso soubesse de antemão que era, possivelmente teria entrado logo numa Universidade com a Licenciatura de Dietética, onde a média de acesso é muito mais baixa. Portanto, depois de ter conseguido o meu objetivo e ter terminado a Licenciatura em Ciências da Nutrição na FCNAUP, o que é que mudou? Se ser Dietista não era o mesmo que ser Nutricionista quando queria entrar na Universidade, porque é que é agora? Será que me mentiram há quatro anos atrás? Deverei eu sentir-me traída de alguma forma? Mas traída por quem? Fará tudo isto algum sentido? Por favor, vamos parar de inventar formas de tornar isto mais simples. Nutricionistas e Dietistas têm títulos diferentes, têm formações diferentes, portanto devem ter funções diferentes e em diferentes Ordens! Como é óbvio, tanto a minha opinião como a de todos os Nutricionistas de Portugal é mais que justa, e eu só espero que se faça justiça pelo menos uma vez neste país!
Jose C. Não à convergência Nutricionistas/Dietistas razão pela qual existem 2 Cursos,totalmente diferentes que na sociedade em que vivemos nps oermite opção de escolha Por isso existem médicos e enfermeiros,engenheiros e arquitectos..... Se almejam tanto a equidade , só têm uma solução;incscrevam-se na faculdade e tirem o curso
Joana C. Evitar a convergência dos dietistas em nutricionistas
Maria C. Se os diétistas desejam ser nutricionistas,´e só innscreverem-se na FCNAUP ou noutra equivalente.Não podemos querer ser o que não somos.
Ivo R. Demissão!

Assinaram a petição
2 118 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição