Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Defesa dos Direitos dos Nutricionistas, para Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República; Ex.ma Senhor Presidente da Comissão de Saúde; Deputados da Área da Saúde; Ministérios da Saúde; Direção Geral da Saúde;

Nome Comentário
José M. Deixem-se de brincar com os profissionais que ainda não emigraram!...
Miguel L. NUTRICIONISTAS SEMPRE!
Paula L. A formação curricular é diferente e as suas competências também.
Paulo O. Concordo plenamente com o texto Defesa dos Direitos dos Nutricionistas pelo que assino esta petição.
Filipa C. É um caso de saúde Publica
Cristina P. Naturalmente que já é tempo de todos saberem a diferença entre Nutricionistas e Dietistas. Porém, parece que não interessa a toda a gente (sabe-se lá porquê) que haja a verdadeira distinção!
Sérgio S. Ao fim de 35 anos de serviço, é muito triste e lamentável ter de assinar petições para que os direitos dos Nutricionistas sejam respeitados. Ao longo de mais de 3 décadas já demonstramos na pratica o que valemos e é MUITO. É pena e lamentável que os governos dete País nunca tenham valorizado seriamente este trabalho, investindo fortemente na prevenção da doença.
Adelaide Digam quais as diferenças de atuação. Digam o que vocês fazem que eles não fazem. Estou a vontade porque sou médica e trabalho com ambas e não noto nenhuma diferença de atuação e de conhecimentos.Não me meto nessas guerras , mas se de facto fazem coisas diferentes como dizem, provem. Se calhar disseram a quem tirou dietética que faziam o mesmo e se não fazem alguém terá que ser responsabilizado. Agora isto cria um clima na vossa ordem e nos vossos empregos não muito bom. Já agora nutricionistas podem mandar fazer exames desde quando?
Ana L. Sou Nutricionista há 35 anos por opção e com muito orgulho. Pude optar por ser médica e não quis. Não sou contra os dietistas mas não sou igual eles. Lamento que haja comentários sem educação e sem ética que não dignificam nada nem ninguém... Há quem exponha ideias e assuma o que diz assinando o seu nome. Outros há que insultam e não se identificam.
Antonio P. Concordo completamente e espero que consigam obter os seus direitos!
Maria F. Antes tarde do que nunca
Livia Q. Foi através de uma nutricionista atenciosa e capacitada que descobri ter insuficiência cronica a tempo de fazer hemodiálise e ser transplantada. Com pedido de exames e orientações. Muito grata pela dra. Silvia Pinhão.
paulo s. concordo plenamente
Inês V. Se tem nomes diferentes, as profissões são diferentes, já para não dizer que a formação acadêmica diferente em vários pontos. Se juntarem uma à outra é quase como dizer que os enfermeiros são médicos e que os advogados são juízes. Se até à pouco eram dietistas e nutricionistas, porquê agora esta junção? Não tem lógica
António R. Não podemos considerar igual o que é desigual.
Pedro C. Não acho admissível que um curso politécnico seja equiparado a um curso universitário com décadas de tradição e provas de competência dadas. Mais, dietistas não deviam fazer parte da mesma ordem profissional dos nutricionistas.
Carla C. Força
Maria A. Apesar de ter votado favoravelmente a convergência da profissão de dietista para a de nutricionista no CG da ON em outubro de 2014 fi-lo com o pressuposto que a diferente origem formativa das 2 profissões (uma do politécnico e outra do universitário) e consequente inserção dos 2 grupos profissionais em distintas carreiras na área da saúde obrigaria a medidas de formação académica indispensáveis a suprir as diferenças existentes. Discordo em absoluto que tal convergência se dê por “passagem administrativa”. Que um simples processo de equivalência possa tornar igual o que é diferente não parece ser a melhor maneira de assegurar, defender e fazer respeitar os interesses gerais dos cidadãos que recorrem aos serviços prestados pelos nutricionistas, objetivo primeiro da Ordem dos Nutricionistas.
ELISABETE M. CONCORDO
José G. Basta ler os programas lectivos para ver a diferença nas competências.

Assinaram a petição
2 118 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição