Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PANDORA PARA A VERDADE SOBRE O ULTRAMAR, para ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Nome Comentário
Victor A. MEUS BENS PESSOAIS EM ANGOLA E DE MEUS PAIS EM MOÇAMBIQUE
Abilio C. É necessário aos portugueses saber o porquê, e é necessário aos chamados "retornados" saber porque foram espoliados do que era seu e ganho com o suor do seu rosto. Parabéns pela iniciativa.
francisco m. nao desistam
Jorge D. Nasci em Angola em 1960
Maria F. Esta petição é importante para relembrar os acto injustos praticados contra os residentes nas ex-colónias. O direito às indemnizações é um dever do estado português que deverá pagar com os devidos juros e actualizações!
José M. é o dever que se nos assiste e que não podemos deixar que caia no esquecimento, que é legitimo, por DIREITO, sermos recerssidos dos bens que a custo de muito trabalho e sacrificio e dedicação nos foi retirado, mesmo com consciência de que provavelmente a proxima geração dela venha a usufruir. Cabe aos vivos, que restam,à geração nova, para memória dos que já partiram. Um bem haja
celso a. Vamos para a frente com isto pois é verdade deve ser apurada e que as pessoas sejam indemnizadas uma vez por todas sempre que for preciso alguma coisa estou au dispor através du meu email um abraço e força assinado Celso Figueiredo Alexandre
Ana N. Justiça
Joaquim J. A honra de quantos servirão a Pátria tem que ser respeitada e a verdade reposta
Antonio A. a favor da petição
José T. Tenho a nacionalidade Portuguesa, com naturalidade Luanda - Angola
Raul D. Graças a Deus que fiquei com a vida, mas só com a vida!
Deonilde A. Perdi toda uma vida construida em Angola pela minha família. Comecei a trabalhar aos 17 anos, regressei aos 23 anos de idade em 17 de Setembro de 1975. Ao ressenciar-me como retornada foram-me pedidos os documentos de trabalho em Luanda para que o tempo de serviço prestado naquela ex-colónia Portuguesa contasse para efeitos de reforma. Os anos passaram e agora dizem que o Decreto Lei da ex-Colónia não conta para efetos de reforma porque trabalhei para o Privado. Descontei sempre para o Sindicato do Comercio e Indústria, assim como a Entidade Patronal. Não nos garantiram os nossos haveres, nem o suor do nosso trabalho.
José M. QUE SEJA FEITA JUSTIÇA PARA OS QUE AINDA ESTÃO VIVOS E HOMENAGEM AOS QUE JÁ FALECERAM E NÃO VÃO TER A OPORTUNIDADE DE VER RECLAMADOS OS SEUS DIREITOS.
victor g. Tudo foi uma fraude e uma vergonha, por traz houve negócios e muita traição à pátria
ANTONIO F. perdi em Moçambique 33 anos de vida, por lá ficou o trabalho árduo de toda a família ; PAI-MÃE E SETE FILHOS QUE CASARAM LÁ TODOS. 2 FIRMAS CARROS CARRINHAS MÁQUINAS 7 SAPATARIAS, 2 FÁBRICAS DE CALÇADO, ETC, ETC. TUDO PARA ESQUECER ?
Antonio A. Pronto a colaborar na medida do possivel! Obrigado pela atençao dispensada. F. Agra
Fernando P. Em defesa dos portugueses que foram escorraçados, humilhados e abandonados, e todas as crianças que sofreram em todas as antigas colonial portuguesas. Por ter sido dado uma independência como foi dada. Sem uma avaliação correta das consequências e com um controle e subdivisão internacional e de todas as partes envolvidas. Não o abandono de províncias para serem saquiadas e mal tratadas, pondo as pessoas que la viviam e vivem em sofrimento e pagarem com a morte e fome dos seus filhos.
Joao C. Liberdade e uma vigilia constante,que se pode perder num abrire e fechar de olhos.Para isso devemos nunca esquecer, os nossos inimigos traidores.Tao poucos,e tanto mal nos fizerao.
Vitor L. Não espero nada desta petição, peca por extemporânea, mas gostaria que viesse a lume a dita verdade escondida, apenas para conhecimento das novas gerações, pois a vida foi refeita e as mazelas estão sarando (ou morrendo com a idade dos retornados). O tempo faz com que a poeira assente e a história construída sobre erros, avanços e recuos esteja escrita duma forma já definitiva!

Assinaram a petição
536 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição