Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela transparência da CPAS, para advogados, solicitadores, agentes de execução, cidadãos

Nome Comentário
Luis R. Não se admite o aumento das contribuições
Isabel G. concordo com transparência
José M. Assino a petição para auditoria às contas e gestão da CPAS
Tatiana G. devemos lutar pelo mínimo da dignidade humana, tiramos o pão de casa para dar aos barões, tudo porque suas excelências compram casas do advovado e do solicitador, que se bem me lembro... não os mandatei para tal e que custaram milhões, mas com custos acrescidos de outros tantos até que estejam habitáveis. A acrescer... as pensões milionárias de tantos que pagaram apenas os dez ou quinze anos suficientes para tal regalo, quanto a isso os direitos adquiridos, não tocam... pobrezitos, mas os deveres adquiridos pelos que sustentam as dívidas da CPAS, e os vencimentos de três ou mais dígitos dos digníssimos funcionários e associados já não se vê como atentado aos direitos fundamentais. Creio, primieiro ser necessário solicitar junto da nova assembleia constituinte a alteração ao diploma Fundamental, a clarificação dos direitos ditos Fundamentais, pois isso se bem me lembro da aulas de direito, o que se aprendia da primeira aula, era que o meu direito a(...) cessava quando interferia negativamente no direito do próximo. Isto é impensável no mundo de direito formando por atores do direito, da gestão, e muito menos na casa do bom pater famílias (leia-se em itálico)!
Sofia O. Grata aos Ilustres Colegas que dispõem do seu tempo em benefício de todos.
Maria X. Por uma CPAS justa esta que temos é uma aberração e mil vezes pior que o SNS
André S. É uma profissão injusta com as condições de desigualdade!!!!!
Constantino d. Pela transparência do cpas
Sonia C. Assino a Petição .
José P. A CPAS e os conselheiros limitaram-se duramente os últimos anos a gerir o curto prazo, por forma a aque os advogados "à bpoca da reforma" pudessem beneficiar das pensões com base nos descontos dos últimos anos. denunciei isto comno conselheiro, ficou em acta, numa sessaõ em que esteve presente uma empresa de consultadoria, que disse em palavras maigas que a CPAS não tinha saída, pois não se pode pagar pensões que não foram objecto de desconto. Os conselheiros presentes entenderam que tinham direitos adquiridos, como se a ilegitimidade de "legislar" sobre pensões futuras com base em aus~encia de desconstos fosse uma forma legítima de adquirir direitos. A dolução que propus na altura manté-se: recalcular todas as pensões com base nos descontos efectivamente efectuados e apurar a pensão devida. Estabelecer dois escalões fora deste resultado, um máximo e um mínimo, por forma a permnitir que advogados habituados a uma pensão não fiquem de um momento para o outro com gravíssimo decréscimo de pensão e um mínimo que a CPAS entende de pensão para uma vida decente, v- g. dois salários mínimos ou dois e meio. terceira solução: negociar a integração na segurança social.
Teresa G. Vamos lutar pela transparência!
Maria C. Absolutamente de acordo.
lidia p. Transparência e justiça, pelo bem comum.
Paula R. Concordo plenamnete com a petição
Carlos C. As contribuições para a CPAS, devem ser proporcionais aos reais rendimentos do beneficiário, e não cobradas com base em rendimentos fictícios. Atualmente os descontos com base em escalões pré-definidos são inconstitucionais. É preferível pagar à Segurança Social.
JOSÉ T. Muito bem.
Wilson E. Estou completamente de acordo com a iniciativa da petição, ademais, não sei como são pagos e recrutados os Colegas que trabalham no CPAS, pois, são pagos com o nosso dinheiro com as nossas contribuições. Tenho a salientar que como frisei não sei como são pagos e recrutados, os funcionários e Colegas que trabalham no CPAS, também foi um facto que pude constatar que numa ligação telefónica para o CPAS, a fim de tirar uma dúvida, dum pagamento meu, sou confrontado com uma colega, muito indisposta, pouco educada, e no qual acabei por resolver a minha situação por uma funcionária, que não é Colega, a Sr.ª Dr.ª que para além de não me ter informado, remeteu-me sempre para o portal do CPAS (o que ela não me precisava do mo dizer), e nunca me resolveu a minha dúvida, parecia que estava a fazer um frete em me atender, essa Sr.ª Dr.ª é Maria da Conceição Marques, que fique registado, pois assim não pode funcionar o CPAS.
Mário S. O número de Cédula Profissional é 10358L (o espaço acima não permitiu inserir o "L). Quanto ao mais, esta iniciativa é mais do que justificada. No actual estado de coisas, o que releva do ponto de vista estrutural, é que se mostra violado, pela CPAS, o princípio da contribuição segundo o rendimento real dos beneficiários, já que presentemente cobra contribuições como se todos e cada um auferisse, pelo menos, dois salários mínimos mensais, quer os ganhemos ou não, pelo que importa que, ao contrário, cobrasse aos beneficiários, em função dos seus rendimentos efectivos. Somos profissionais liberais, mas isso não invalida que mereçamos menos protecção, até porque actualmente até os independentes (por exemplo, os sócios gerentes de sociedades comerciais) também têm direito aos benefícios da Segurança Social. Mário Alberto Benrós Silva
Paulo T. C.P.: 21897L
Orlando G. Meus caros Colegas, nós deveríamos poder optar pelo regime que mais nos convém. Recuso-me a aceitar a obrigatoriedade da inscrição na CPAS, sem possibilidade de optar pelo regime que mais nos convém este é um resquício dum estado totalitário à sombra da qual foi criada. Se na sua génese teve a grande vantagem de criar um regime providencial onde não existia um papel do estado,hoje tornou-se anacrónica . A possibilidade de optar entre a SS e a CPAS, obrigaria a CPAS a ser mais competitiva e a inovar e a voltar a ser incluido como receita parte das custas judiciais que lhe foi retirado. Gostaria de ver uma auditoria às contas da CPAS por uma entidade independente e URGENTE!

Assinaram a petição
4 661 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição