Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MINAS DO PEJÃO - Resgate da Memória, para Presidente da Assembleia da República, Presidente da República, Primeiro Ministro

Nome Comentário
carmen N. A Memória de tempos passados e do sacrifício de tantos homens não se pode perder.
Luiza C. Considerando justa e oportuna esta petição, preferiria, no entanto, que fosse referida a importância histórica e política deste património, para além do seu interesse turístico.
Eduardo P. São muitos anos de sacrifício de homens que trabalharam em condições muito difíceis, arriscando a saúde e a vida para sustentar as suas famílias, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da região e do país que merecem ser perpetuados para memória colectiva futura. Por isso concordo em absoluto.
José R. Estou de acordo com esta petição!
rui p. iniciativa de mérito no sentido de procurar implementar um projeto há muito justificado.
Maria A. Considero ser um património importante que não se deve perder!
Rui S. As minhas do Pejão representam milhares de homens que lá trabalharam, esse mesmo potencial humano deveria ser memorizado para os vindouros. Por outro lado criar um potencial turístico criando o museu das minas.
Maria R. É de todo o interesse criar um Museu com vista a manter as memórias do que foram as Minas do Pejão
rui c. concordo com o teor da petição
Jorge C. Por razões familiares e pela proximidade geográfica, já que tive familiares a trabalhar na mina e em negócios conexos, para além de que reconheço que os anteriores proprietários belgas da empresa que geria as minas desenvolveram ao longo de décadas todo um projecto social agregado à exploração do minério (a esposa do primitivo proprietário ainda está entre nós e com uma memória prodigiosa apesar das 9 décadas de existência), que envolveu milhares de pessoas daquela zona de confluência dos concelhos de Castelo de Paiva, Penafiel e Gondomar, considero que é absolutamente imperioso que se crie este pretendido núcleo museológico como forma de perpetuar e conservar todo um património histórico material e imaterial fundamentais para que se perceba quão relevante para a actividade económica e para o tecido social daquela zona, desde o início do século passado, foram as minas do Pejão. Ainda por cima, com este passo pode-se desenvolver finalmente um ambicioso projecto de aproveitamento turístico que existe para aquelas instalações, o que permitiria a rentabilização do espaço e a conservação ambiental (preocupação fulcral para o bem-estar das gerações vindouras que queiram viver perto).
Marisa A. Património com estórias que fazem parte da nossa história.
Eduardo L. As minas do Pejão, além do mais, são um acervo de fósseis de grande qualidade.
Fernando R. Recuperar esta memória e dar sentido social a este património é um desígnio de qualquer estado democrático e civilizado.
Maria S. É pena estar ao abandono,tem que ser feito alguma coisa.
Maria C. C
Ana O. Que o exemplo das minhas do Lousal (no Alentejo) seja um exemplo a seguir e a superar para o caso das minas do Pejão.
antonio c. subcrevo!
Inês N. Eu estive lá numa visita de estudo. è importante o resgate da memória das Minas do Pejão. Bem haja ao organizador.
Luís C. Porque a Memoria e o trampolim para o Futuro. Tanto se pode fazer pelos seus espaços ...
António C. Subscrevo...

Assinaram a petição
1 400 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição