MINAS DO PEJÃO - Resgate da Memória

Para: Presidente da Assembleia da República, Presidente da República, Primeiro Ministro

Exmo Sr. Presidente da Assembleia da República
Exmo Sr. Presidente da República
Exmo Sr. Primeiro Ministro

1 - As Minas do Pejão, enquadradas pela Empresa Carbonífera do Douro, laboraram ativamente durante 77 anos (1917-1994) tendo-se destacado pela importância económica local e nacional e pelo projeto social integrado de características inovadoras na época. A evolução tecnológica e económica ditaram o seu fim;

2 - É precioso o património material – instalações de superfície, equipamentos da atividade mineira, registos documentais da exploração (peças desenhadas e peças escritas), biblioteca de livros especializados, utensílios de uso pessoal dos mineiros e outros. Antes do encerramento da empresa, houve uma preocupação em preservar para memória futura todo este conjunto de materiais que escrevem parte da história de uma região e do país;

3 - Desde então, houve por parte de cidadãos iniciativas no sentido da preservação deste património. Contudo, a tarefa ultrapassa a soma de boas vontades antes implica uma atitude nacional que envolva estruturas de administração central;

4 - Passados 23 anos, assiste-se a uma progressiva degradação do património material que nos preocupa e que urge salvar. Além disso, há todo um património imaterial – as experiências e vivências dos mineiros, testemunhos únicos e irrepetíveis que é preciso registar. O desaparecimento destes protagonistas implica o desaparecimento deste património;

Assim, as cidadãs e os cidadãos abaixo assinados vêm, solicitar à Assembleia da República, à Presidência da República e ao Governo Português para que este assunto seja analisado e debatido no sentido da constituição de um núcleo museológico e que sejam encontradas soluções de modo a combinar-se a memória do lugar e da atividade mineira com o inegável interesse turístico para a região.

Os/As signatários/as,

De acordo com o Artigo 52º da Constituição da República e da Lei 43/90, Lei do Direito de Petição

Esta petição foi criada em 09 Fevereiro 2018
1.400 Pessoas