Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por um Monsanto seguro, inclusivo, natural e sustentável, para Câmara Municipal de Lisboa

Nome Comentário
Marco L. Muito triste o que se está a passar em Monsanto. Decisões destas não podem ser tomadas na ignorância.
João C. Por um Monsanto seguro, inclusivo, natural e sustentável
Francisco T. Esta prática de colocar gravilha nos trilhos é antinatura e não é usada em nenhum bike park ou parque de pedestres ou outros utilizadores que quererão usufruir da floresta sem invasão de materiais estranhos e desenquadrados da natureza .Recomendável formação pelos responsáveis do que se pratica noutros países seguramente mais conscientes e mais á frente desta mentalidade de terraplanadores cimenteiros e alcatroagem.
Ivone V. ASSINEM ESTA PETIÇÃO TAMBÉM Proibir que o Site http://www.gp-pt.net esteja no ar - E SE FOSSE CONSIGO?
José G. A pavimentação dos trilhos que eram utilizados por BTT, torna-os mais perigosos, há a tendência de maires velocidades e com muito pouca aderência, dado o revestimento com areão solto. Pareceu- me que a ideia foi afastar a BTT do parque, mas não vai resultar, já vi (hoje) trilhos novos alternativos às "passadeiras". Além disso, duvido que haja manutenção regular da pavimentação executada, a erosão natural vai devolver os trilhos aos betetistas, é uma questão de tempo.
Amandio M. Não faz sentido, trilhos naturais que desaparecem.
Joel G. É um absurdo o que estão a fazer. Impedem todos os que querem de realmente entrar em contacto com a natureza, a surpresa da descoberta, e o disfrutar em pleno do pulmão da cidade. Acessos sim, pavimentaçao não, em definitivo. Grande estupidez humana. Invistam em controlar a Praga da lagarta do Pinheiro, e vejam oque se pode fazer para evitar os processos de erosão que levam à queda das árvores em terrenos de declive.
Manuel C. Devolvam a Natureza do Monsanto. O que estão a fazer nada tem a ver com a Natureza dos seus trilhos absolutamente naturais que eram. Não precisamos de gravilha, traves ou alcatrão. Precisamos de TERRA!
João C. É muito triste o que fizeram e estão a fazer com o Parque Florestal de Monsanto desde o ano passado. Tem sido a destruição da natureza para construir um caminho esteril e desinteressante para a prática do BTT, em muitos dos trilhos históricos do Parque florestal de Monsanto que desde jovem me recordo de divertir imenso. Além do mais, tornou arriscado a pratica do BTT em alguns locais, já tendo ocorrido acidentes com lesões, devido à gravilha solta e aos troncos contiguos no chão que se tornam obstaculos dificeis de evitar. E com a chuva esta gravilha e areias têm-se arrastado. Não se compreende a justificação para fazer isto, e pior, o investimento desnecessário quando os utilizadores habituais percorriam os trilhos exactamente por estarem "ao natural".
Fernando O. Apesar de concordar com a manutenção e renovação de alguns dos trilhos objecto da intervenção, muitos há em que será preferível a utilização de outras soluções construtivas, também de acordo com a utilização de quem já usufrui do parque, nomeadamente btt e tral, entre outras. Para além da falta de informação anterior à intervenção e de consulta aos utilizadores. Um forma de actuar avessa à participação.
José F. Não destruam o pulmão da cidade
jorge H. A pavimentação com gravilha está a ser excessiva e considero importante manter Monsanto como está. Natural. Doutro modo as pessoas terão apenas mais caminhos asfaltados, não naturais. Alheando-se da natureza na sua forma natural.
Carlos F. Ando no Monsanto à 20 anos de bicicleta e por trilhos giro e únicos no País, tenho visto que nos últimos tempos cada vez se torna mais difícil encontrar trilhos parece impossível andam a fazer caminhos com gracinha e a estragar a naturalidade da nossa mata. Sou a favor de trilhos para as famílias passearem mas não é preciso estragarem não corram com os BTTISTAS do Monsanto
Manuel O. Esta pavimentação é um verdaideiro crime e não faz sentido nenhum !!! Só serve quem está a inventar uma obra para absolutamente nada
Miguel G. Acho a intervenção desadequada e desajustada daquilo que é a realidade do parque do Monsanto. Usufruo dos trilhos de btt há mais de 12 anos e sei e conheço a sua frequência. Os passeios que estão a construir para chamar mais estrangeiros são feitos à imagem de uma instituição que não conhece e nem prática desporto ao ar livre. Demonstram uma verdadeira incompetência ao não se informarem e estudarem o verdadeiro impacto ao permitem que a mais valia do Monsanto que são os seus trilhos naturais se transformem em banais passadissos sem interesse e carácter algum.
João N. De facto a obra não tem qualquer cabimento. Refiro-me ao facto de nalguns trocos, estes estarem já vedados a circulação quer de bicicletas quer para corrida (trail running). Os motivos citados na peticao que assino são da maior importância quer para os utilizadores que referi quer para a própria preservação do parque. É uma obra que nunca deveria ter começado. De salientar que, por sinal, quem melhor conhece este parque são os utilizadores que subscrevem esta peticao.
Cesário R. Por um Monsanto para todos e seguro
Francisco A. Concordo plenamente com esta petição, por várias razões. Primeiro porque devemos preservar as paisagens e características naturais do que ainda sobra de verde neste país,respeitando assim quem usufrui delas, tanto a animais como toda a sua vegetação, e como também as pessoas que a ela têm acesso para praticar desporto e aproveitar o ar puro que ainda resta nesta área. Segundo porque à semelhança com o que acontece nas cidades, quando a chuva cai e não há muitas zonas permiáveis em contacto com o ar (exemplo do alcatrão que é impermiável) o que leva a que a água se acumule por não ter por onde escoar ou insuficiência da mesma, criando cheias. No caso da gravilha não ocorreria tão drásticamente mas era significativo. Terceiro e voltando ao caso da chuva, esta ao cair na gravilha (solta) vai fazer com que muita da que foi depositada a montate escorra em conjunto com a água até jusante do monte. E quarto ,ainda em termos de erosão,quem usufrui dos trilhos em gravilha irá fazer com que grande parte dela se projete para as bordas, interferindo então com o resto da serra que se avizinha dos trilhos. Isto levará com que se coloque mais gravilha pra repor a que desapareceu. Criando 1 ciclo.
Francisco C. Vim para Lisboa por questões laborais. Na minha zona desfrutava respeitosamente da natureza no seu estado mais puro. A minha preocupação era na altura como iria colmatar esta necessidade de comunhão com a natureza. Mas quando fui pela primeira vez ao Monsanto não queria acreditar no que estava no meio de Lisboa. Um parque com fauna e flora gigante, com trilhos fantásticos, com vida, selvagem o suficiente para quase parecer inacreditável estarmos na capital. Foi na altura o meu maior amigo para conseguir transitar para a vida na grande cidade. Ainda era até à pouco. Neste momento está completamente destruído. Será que quem idealizou isto usufrui do parque? Tentou ouvir a opinião de quem usufrui deste? Existirá algum motivo maior por trás?
Rui C. Fiquei chocado hoje quando vi o que estão a fazer a Monsanto. Rasgar a floresta com autênticas autoestradas que têm tanto de inestéticas como de perigosas nada contribui para que as pessoas dela possam desfrutar.

Assinaram a petição
1 218 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição