Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: NÃO À DESTRUIÇÃO DO QUE RESTA DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO DE FARO, para Ex.mo Sr. Presidente da Câmara de Faro; Ex.ma Sr.ª Directora da Direcção Regional de Cultura; Ex.mo Sr. Presidente da CCDR Algarve

Nome Comentário
Graça P. É inadmissível que queiram destruir todo o património. Porque é que não é obrigatório manter as fachadas, pelo menos?
Silvia L. É imperativo preservar e salvaguardar algumas das traças tão típicas e únicas na cidade de Faro. Como se tem vindo a verificar não existem ou não são manifestamente duficientes mecanismos efetivos de preservação a funcionar em Faro, nas ARUs bem com em alguns exemplares de exceção. Com arquitecta com especialização em Conservação e Recuperação do Património pelo Forum UNESCO (2004), considero inadmissível não existir um "Manual de boas praticas e técnicas de salvaguarda do edificado histórico" em Faro, bem como um esclarecimento mais proximo de todos os atores/intervenientes de uma recuperação ou simples pintura exterior. Relativamente ao material, ao modo de o executar, etc... Faro esteve durante anos ao abandono" e agora que existem turistas "de Hosteis" é que querem á força recuperar e mal uma cidade que ficou esquecida....pelos farenses e pelos autarcas e tecnicos. O Gabinete de Patrimonio é manifestamente insuficiente em pessoas e meios para o efeito, sugere-se por isso um reforço ou alargarmento da equipa de trabalho. O tempo urge e o mercado imobiliário tem demasiada procura por imoveis cujo desinteresse camarario é mais que muito, em parte porque não têm como "SALVAGUAR
Ana R. Por um investimento na reabilitação e restauro da imagem patrimonial da cidade.Não à sua destruição!
Paulo G. Uma sociedade que não respeita o seu património histórico e cultural, o seu passado, por certo que terá pouco futuro. Não devemos confundir progresso e modernidade com parolice desinformada. Se nada fizermos, em breve Faro será um amontoado disfuncional e sem personalidade de construcção pseudo-moderna.
Rosalia h. Sem patrimonio arquitectonico nao somos só pobres somos ladroes das geraçoes vindouras. Qualquer empresa deve conhecer o seu mercado e saber o que o move, habitantes e visitantes, que sem o patrimonio arquitectonico nao se fixam nem nos procuram. Compreendam e protejam os recursos essenciais para a nossa subsistencia e independencia de investimentos estrangeiros. Cumpram o papel de gestores da coisa publica mantendo-a publica e preservando-a de modo a que egos de arquitectos modernos a respeitem, e grupos de interesses e febres do ouro nao nos atropelem no que dependem as nossas raizes para podermos ser verdadeiramente livres e integros..
Maria F. Sim ao restauro do património
Raquel P. Queremos políticos mais sensíveis, atentos, respeitadores e com uma cultura estética mais apurada, de modo a não deixarem derrubar nem mais uma fachada da identidade da nossa terra. Estamos cansad@s de vistas tão curtas.
Fernando C. A destruição do património da zona histórica de Faro ( que como costumo dizer vai desde do Sítio dos Três Engenhos junto ao Fórum até ao Rio Seco onde foi destruído um Palacete pela antiga JAE nos anos 90) é um atentado a uma das mais-valias da cidade, que lhe dá identidade e atractividade.Um crime.portanto.
Joao J. Porque acredito que o nosso futuro será melhor se for sustentado pela preservação do nosso passado.
Mário L. vivo em Faro, Basta de maisons
Filipe S. Todos têm o dever de defender e conservar o património cultural, impedindo, no âmbito das facul- dades jurídicas próprias, em especial, a destruição, dete- rioração ou perda de bens culturais. n.º2 Art.º 11 Lei 107/2001 que estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.
celia n. parabens pela iniciativa contra os crimes da ganância
Inês F. Vejam se vão a horas de salvar a casa de campo na Rua Reitor Teixeira Guedes. Junto ao Tribunal. Uma maravilha! O campo na cidade. Por favor! Ao lado da escola de São Luís

Assinaram a petição
507 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição