Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Salvar Balsa. Parar crime arqueológico e ambiental na Quinta da Torre de Aires, Tavira, Algarve, para Direcção Geral do Património Cultural; Departamento dos Bens Culturais Divisão de Divisão de Salvaguarda do Património Arquitectónico e Arqueológico; Direcção Regional de Cultura do Algarve Parque Natural da Ria Formosa; Ex.mo. Senhor Presidente da CCDR Algarve; Ex.mo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ex.mo. Senhor Presidente da Assembleia da República Ex.mo. Senhor Ministro do Ambiente, Ex.mo. Senhor Ministro da Cultura, Ex.mo. Senhor Presidente da Agência Portuguesa para o Ambiente, Ex.mo. Senhor Primeiro Ministro

Nome Comentário
Soares J. E urgente e necessário esclarecer a opinião pública da importancia de este Sitio Arqueológico que é a Cidade de Balsa, localizado na Quinta de Torre de Aires, Tavira , Algarve . Este tipo de Patrimônio Cultural Imóvel não pode estar a mercê das intempéries, nem de maquinaria pesada . Tem de estar devidamente acautelado a sua protecção através de meios técnicos apropriados e não muito onerosos . Não se pode demorar eternidades para serem resolvidos, como a sua classificação (IIP/ZEP) bem sei que se tem de seguir normas processuais e leis, etc.... Mas tenho a certeza que o Sr. Ministro da Cultura, esclarecido é sensível,e vai tomar uma posição clara em relação a esta matéria. Vai pedir informação real e precisa, de há quanto tempo decorre este processo,bem como a realidade que rodeia esta questão !
Tiny D. e reforçar a oferta cultural do Algarve. Este pode ser um trunfo importante para a região.
Pedro N. Enquanto a Cultura continuar sendo vista como uma despesa e não como um investimento no futuro, nunca deixaremos de ser um país tacanho. Pela sua localização, não foi à toa que Balsa se tornou uma das maiores cidades romanas localizadas no nosso território... o povo português agirá à toa, se perdermos esse património arqueológico tão rico, que poderá ser investigado, valorizado e musealizado gerando emprego e renda, transformando a região num polo de turismo-cultural sem precedentes em toda a região algarvia, em particular no seu sotavento! Primeiro-ministro António Costa, confio no governo de coligação que tão habilmente soube criar, não me desiluda e lembre-se que um país sem memória gera um povo sem identidade... neste caso diria que os morangos que querem cultivar, são apenas a cereja no topo do bolo que está por desenterrar!
António P. A insensibilidade dos decisores politicos pode um dia vir a mudar mas para esse dia pode já ser tarde...
josé d. O tempo urge!
José D. A preservação de interesse arqueológico é a preservação da história de um povo.
Célia A. Pela defesa do Património nacional.
João P. Cadeia com eles!!!!
Graça C. Os responsáveis por este Património o que têm andado a fazer durante todos estes anos???
José A. É inacreditável que, passados exactamente 150 anos sobre a publicação da obra "Povos Balsenses", na qual estas importantes ruínas foram identificadas, as mesmas continuem a ser diariamente destruídas, perante a escandalosa passividade das entidades responsáveis pela salvaguarda do património arqueológico do país, quer a nível local e regional, quer a nível nacional ! Há que por cobro a esta situação, antes que seja demasiado tarde, e sejamos mais uma vez colocados perante um facto consumado !
LINO D. Situações destas já não podem acontecer...
Elisabete F. B.I. 10080180
Maria T. É vergonhoso!!!
João Q. Amante da história e dos seus registos, e a arqueologia é deles um dos mais valiosos, eu não posso deixar de assinar para que se acabe de vez com esses crimes contra a cultura, sendo ela o esteio de nossa sociedade.
José B. Pela defesa do património.
Carlos S. Assino está petição para impedir a destruição do nosso património arqueológico e cultural. A antiga cidade romana de Balsa é um dia mais importantes centros romanos no nosso país. Não neguem às gerações vindouras uma parte fundamental da nossa história. Vamos parar com este crime.
Jorge G. Assino a petição, mas não posso dexar de fazer um comentário: a lei prevê penas de prisão até três anos para quem destruir estratos arqueológicos. Não deveria ser antes o caminho em vez de petições? Perdoem-me a ingenuidade, mas ainda há lei neste país? Ou é só para alguns?
Célia N. A natureza é que paga sempre!
Maria B. PARAR crime arqueológico e ambiental !!
Rixt P. Portugal should protect this area to investigate it´s heritage in Tavira. I have seen so many more recent buildings collapsing , one should be proud to have so much history in it´s country. It teaches us about the past, it brings tourists ( and money) to preserve patrimonial heritage. Archaeology should thereby continue!

Assinaram a petição
958 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição