Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Atividades alternativas à Praxe Académica, para A todas as Universidades do país; A todos os reitores das Universidades do país.

Nome Comentário
Carla S. Espero que este projeto seja realizado o mais rápido possível.
Karma N. Uma otima petição.
Salomé O. Como caloira numa escola e numa cidade diferente, sinto às vezes a obrigação de ir à praxe. Apesar de dizer que "não" é uma opção de cada vez que digo que estou a considerar não ir à praxe dizem me que vão ficar chapeados comigo e que não me vou integrar. Basicamente, estão a fazer uma chantagem emocional dizendo que vou ser anti-social, excluída, solitária e que a minha experiência vai ser horrível. Por isto, muitos aderem embora não concordem ou tenham receio. Mas isto não tem de ser assim. Com uma alternativa à praxe no sentido em que está se proporcione em jogos agradáveis e que proporcionem o convívio igualitário entre os académicos a experiência e a adesão pode ser muito maior. Quero deixar bastante claro que não me oponho à praxe enquanto instituição mas à maneira em que esta é conduzida. Não será melhor criar momentos de convívio em vez de ocasiões de humilhão e de exclusão? O que, atualmente, é dito aos universitários é que ou participam ou estão FORA de tudo. Com este tipo de mentiras, a adesão à praxe não é uma escolha de livre arbítrio mas uma obrigação sem qualquer outra alternativa viável.
Carlos M. Eu não sou a favor nem contra às praxes. Penso que cada pessoa a deve experimentar e só depois decidir se quer continuar na praxe ou não. Em relação ao não poder trajar e queimar acho que não ha nenhuma universidade que proíba especificamente isso no seu código, por isso, qualquer um pode trajar e queimar, aliás, o traje nasceu nos liceus muito antes das universidades. Quem impede de tal coisa devia ter o nome de burro tatuado na testa. Acho muito bem que ajam outras actividades opcionais em alternativa a praxe e dou os meus parabéns por esta petição.
S. G. Caloiros não deveriam ser obrigados a participar devido ao receio de não se adaptarem ou de não conseguirem formar amizades/conviver. A praxe deveria integrar os novos alunos e não força-los a se humilharem ou colocá-los em situações desagradáveis. Tratar os meus velhos (doutores e engenheiros) com respeito é correto mas para isso não é preciso pormo-nos de joelhos. O respeito é mútuo, senão não é respeito mas sim medo.
Ana M. Apoiado!
Jessica L. Acho que independentemente das escolhas que cada um faça ninguém tem o direito de por de parte quem quer que seja :)
Rui A. Abaixo as praxes academicas, ao perpetuar de atitudes humilhantes e sem efeito positivo algum a nao ser alimentar entre os praxados a vontade de cair sobre os que irao praxar no ano seguinte!

Assinaram a petição
74 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição