Atividades alternativas à Praxe Académica

Para: A todas as Universidades do país; A todos os reitores das Universidades do país.

A Praxe Académica tem vindo a ser praticada por todas as universidades do país, como uma tradição que deve ser continuada, e esta petição não trata de a acabar.
Vim sugerir que hajam atividades alternativas à praxe para quem não queira ser praxado, mas que forneçam os mesmos direitos. (na Universidade de Coimbra já lançaram essa iniciativa, adoraria que se espalhasse pelas outras universidades e faculdades!).
(link da fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/alternativa-%C3%A0-praxe-em-coimbra-sem-caloiros-nem-doutores-editado/vi-AAewHHA )

Quem é praxado tem direito a trajar, queimar a fita, etc, na minha opinião estes "privilégios" deveriam ser atribuídos a todos os estudantes universitários pois:
- o traje é pago pelo estudante;
- o traje simboliza a vida académica, como um uniforme;
- a queima da fita simboliza o final da vida académica que todos cumpriram (supostamente).

Logo, todos os estudantes deveriam ter direito a trajar e queimar a fita, mesmo não aceitando a praxe, já que todos são estudantes universitários e viveram a vida académica (mais ou menos intensamente que outros).

Se nos declararmos Anti-Praxe seremos "marcados para sempre" como tal, não podendo voltar atrás, porém fazer a praxe contrafeito só para ter os mesmos direitos de quem é praxado parece-me injusto e errado, por isso realizei esta petição que espero que seja entendida e assinada por todos que a leiam.

Esta petição foi criada em 07 Setembro 2016