Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Torre do Tombo: pelo direito à Informação, para Ministro da Cultura

Nome Comentário
Maria P. Concordo em absoluto com todo o conteúdo do texto da petição.
Jorge M. Concordo com o sentido da petição e com a maior parte do seu conteúdo; tenho reservas quanto a algumas das sugestões apresentadas, mas assino-a na mesma, pois poderá vir a suscitar uma resposta adequada por parte dos responsáveis que permita ultrapassar os problemas encontrados, que conheço bem.
Francisco L. Proponho que seja feita uma proposta de diálogo
Nuno P. Não pode ser normal esta situação que se vem registando desde há muito...!
Ademir J. Assino a petição pelo direito à informação.
Eduardo P. Historiador, doutorando em História Econômica FFLCH/USP, São Paulo, Brasil
Tania F. Pelo direito a informação.
Camila M. Pelo direito à informação.
ana t. pelo direitos à informação
Maria R. Como Arquivista, não posso nem devo descurar o dever da preservação e conservação dos documentos. No entanto, parece-me que não permitir a consulta de documentos quando não estão estabelecidos prazos para os passar a outro suporte é a pior das soluções. Pior do que os documentos se deteriorarem, será desaparecerem (que será o seu destino se as medidas de conservação e transferência de suporte não forem tomadas atempadamente) sem que alguém os tenha conhecido e tornado público o seu conteúdo. É o fio da história que se perde.
Pedro M. Menos restrições, fotografias autorizadas plenamente...
pedro c. necessário a qualquer pesquisador, mormente os interessados na análise documental da Inquisição portuguesa. Peço também a todos os meus poucos amigos que assinem
Thomás H. Universidade de São Paulo
Flamarion S. Investigador, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de São Paulo (Brasil)
Jaime G. Efectivamente está na hora de fazer alguma coisa. A Torre do Tombo mudou drasticamente para pior. Ultrapassaram-se todos os limites. Os próprios funcionários deixaram de ser prestáveis e afáveis.
Francisco H. Pelo direito à informação que, neste caso, não pode virar monopólio de técnicos e administradores. E por uma relação democrática e transparente com a comunidade acadêmica.
graça c. Vergonhoso!!! Foi no que deu a falta de política cultural do anterior governo!!!
Catia A. Acresce aos items mencionados na peticao que especialistas e investigadores questionam severamente a idoneidade dos ditos 'funcionarios responsaveis pelo restauro'. Por experiencia colectiva, estas pessoas parecem aos investigadores, na sua maioria, individuos sem qualificacoes suficientes para proverem aos julgamentos de qualificacao que fazem dos materiais em questao. Compreende-se ainda menos que, pese embora todos os arquivos mundiais, a excepcao dos arquivos localizados na Peninsula Iberica, tenham permissao para fotografia sem flash como metodo de divulgacao de materiais, enquanto a Torre do Tombo se escuda por detras de uma politica de pseudo-restauro para financiar uma actividade que e da incumbencia do estado e nao dos investigadores ou instituicoes de investigacao.

Assinaram a petição
1 129 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição