Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revisão da Carreira de Investigação Científica, para Assembleia da República e o Ministério da Educação e Ciência

Nome Comentário
Maria V. Revisão do ECIC é necessária e urgente mas sem atropelos de nenhuma ordem, a bem de todos os diretamente envolvidos e da comunidade científica nacional no seu todo
César S. Concordo com a petição
Maria B. O ataque às condições de trabalho de professores de todos os ramos de ensino e de investigadores está longe de terminar. A pressão (OCDE etc.) para que se desvalorize o trabalho é muito grave porque a capacidade de intervenção dos professores na formação de cidadãos críticos e capazes de entender as políticas de servidão é grande e ameaçadora. Por isso estamos debaixo de fogo. Há que não cruzar os braços e cortar pela raiz estas tentativas de nos enfraquecer.
jorge c. Sou a favor do progresso das ciências, contra a salioada nacional que o Estado tem representado.
João M. Investigador Principal, com Agregação, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra - BI 6977336
Paulo S. Considero a proposta da ANICT uma verdadeira vergonha. Além disso, neste momento a prioridade deveria ser discutir a vergonhosa avaliação das unidades I&D, da qual a ANICT pouco ou nada fala: prefere distrair a comunidade científica com uma proposta ofensiva da dignidade dos cientistas portugueses. Se a ANICT estivesse de facto preocupada com o futuro dos cientistas em Portugal, teria impugnado sem hesitações os últimos concursos Investigador FCT: não o fez. Preferiu branquear a situação. Finalmente, a ANICT tem um poderoso sistema de censura de comentários, onde as regras de quem pode ou não comentar mudam ao sabor do vento.
César P. estou de acordo com o documento e a posição adequada
maria f. em nome da dignidade do sentido publico, coletivo e universal da atividade cientifica (quem acha que produzir ciencia é como produzir sabões, está concerteza enganado na vocação!) ... é só lamentavel que em plena EU2020 sejam necessarias petições destas!...
Cristina P. Sou investigadora prinicipal no ITQB (IF, 2013) pelo que Compreendo que a proposta da ANICT pode pretender colmatar a instabilidade (real) da carreira dos investigadores mas a qualidade/valor/interesse do trabalho dos investigadores encontra paralelo no trabalho dos docentes universitários, pelo que o base da proposta está completamente errada.
Gonçalo G. Contratos de trabalho para a investigação sim!...mas não a qualquer preço.
Dora B. A carreira de investigação deve ser o mais próxima possível da carreira docente e penso ser mesmo de considerar uma carreira única com mobilidade suficiente para poder premiar o mérito e possibilitar a valência da docência e da investigação consoante necessidades, perfil e vontade individual.
Sérgio S. Sem uma política patriótica, soberana e democrática a I&D e o desenvolvimento económico e social não passarão de uma miragem.
Sandra V. Investigadora no ITQB
Maria C. Seria um retrocesso inadmissível quebrar o paralelismo entre a carreira de Investigação e a docente universitária
Francisco T. Concordo plenamente
Pedro P. IBMC-INEB
Maria B. A proposta da ANICT para revisão da carreira de IC conduz à destruição da IC em Portugal e naturalmente ao aumento do desemprego científico. Parece-nos, isso sim, que esses investigadores deveriam pugnar pelo fortalecimento da carreira de IC, exigindo dos poderes públicos a admissão de novos investigadores para ocuparem as vagas existentes.
José A. Acho muito bem que se invista na investigação, força com isso
Paulo O. O supostamente texto de revisão da carreira de investigação científica é simplesmente ridiculo, sem sentido da realidade e, a ser seguido, mais um passo na destruição da ciência em Portugal.
Pedro C. Investigador (Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia)

Assinaram a petição
1 666 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição