Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República

Nome Comentário
Ana C. Ensino de Qualidade = Saúde com Qualidade
Sara O. A fusão dos cursos só irá pôr em causa a boa educação e a prática de boas técnicas de diagnóstico e terapêutica.
Altino M. A fusão dos cursos de diagnóstico e terapêutica só pode ter como objectivo o negócio das instituições de formação com mestrados ou pós-graduações daqueles que não possuem os cursos de fusão, assm como, os interesses subrreptícios dos grupos (lobbies?) que proposeram tal leviandade, com programa curricular e tudo. Qual será a validade científica de tais propostas? É realmente um relatório insultuoso às profissões das tecnologias da saúde, que primam pela qualidade dos seus profissionais (basta observar o prestígio dos técnicos portugueses no estrangeiro).
Claudia A. Posso até propor um ano comum para algumas das licenciaturas mas nunca retirando aulas práticas no 1o ciclo e nunca descaracterizando licenciaturas que recorrentemente são exportadas nos moldes atuais (ex Neurofisiologia) nem licenciaturas com epregabilidade atual na ordem dos 92%
Mariana P. Sou a me licenciar para ser Terapeuta da fala. E na minha sincera opinião audiologia e Terapia da Fala não têm nada em comum. O único pouco é que tratamos distúrbios na fala de possíveis surdos. O que não está relacionado em implementar implantes cocleares nem nada do género.
Pedro C. Deixem os jovens ter futuro mas é pá!
João C. O nosso Ensine Superior urge de uma reforma já tardia que está a começar agora. Será nessas valências a melhor solução em agregar ou partirmos para o excesso de oferta formativa pela nossa rede e adequar a nossa dura realidade?
Diana S. Tenho muita pena que os interesses econômicos se sobreponham á qualidade dos serviços de saúde prestados os quais interferem diretamente com vidas.
Ana P. Não concordo com esta fusão pois tal irá fazer com que cada um dos cursos perca a sua identidade e não haverá quaisquer benefícios para os profissionais de saúde muito menos para os estudantes que terão de se sacrificar para aprender novas técnicas das quais não gostam nem escolheram para as suas vidas para, no fim, ter as mesmas oportunidades de emprego.
Ana M. Como estudante do 1º ano de Medicina Nuclear não só não concordo com esta proposta de fusão/agregação como também não concordo que nos seja imposto um plano de estudos de transição para o novo curso. Os estudantes devem ter o direito de acabar o curso que escolheram!
Diogo C. Para alem dos prejuizos na qualidade da Formaçao, parece bastante injusto mudarem as regras "a meio do jogo"
Sílvia F. A fusão vai contra todos os princípios de qualidade na prestação de serviço e seria como que um retrocesso de quase 20 anos na formação dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica. A mudança só faz sentido quando é para melhor e neste caso tudo seria pior no que diz respeito à formação e consequente prestação de serviços/cuidados de saúde.
Marta S. Fusão/agregação de 1os. Ciclos de Estudos
Rita R. Concordo plenamente com tudo o que foi referido.
angela c. Sou Técnica de Medicina Nuclear à 23 anos,tive o 1ª ano de curso com Radiologia(porque era de curriculo) e sou completamente contra esta fusão!!!Nós completamo-nos ...!!!
Maria P. É preciso que o povo se junte e lute pelas suas conquistas Com a saúde não se brinca!
Margarida F. Não à fusão dos Cursos! Cada profissão tem a sua importância, por favor, não generalizem! Os doentes é que vão sofrer com isso!!
Basílio V. A luta continua, liberdade de expressão ainda é legal.
Andre M. Fusao?? Preocupem-se antes com a qualidade dos cuidados prestados aos nossos doentes!
Mario P. Concordo plenamente

Assinaram a petição
5 473 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição