Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim das praxes académicas, para Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Exmos Ministros do Governo, Ex.mo Senhor Presidente da República, Meritíssimos Reitores das Universidades, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, cidadãos,

Nome Comentário
Herondina S. Fim das praxes académicas, por favor. Dignidade acima de tudo.
Maria A. Sim é obrigatório acabar com a praxe actual que não tem nada a ver com a inicial. Se os meninos não sabem brincar... tem que ser responsabilizados pelos exageros e loucura.
Elsa M. Acabar rápidamente com as Praxes, acho uma Selvajaria
Mário D. Fim das praxes académicas, são retrógradas
Isabel F. ...com carácter de URGÊNCIA !!!
Maria C. As praxes só fazem futuros doutores vingativos, humilhados e "amargos".
Miguel F. Fim das Praxes já.
Ana S. ACABAR COM ESSAS PRATICAS ANACRONICAS QUE SE TORNARAM MARCADAMENTE PERIGOSAS E/OU MORTAIS
José C. Simplesmente a sua imediata banição!
Kuka B. Se a universidade é o templo do saber como se pode Se a universidade é o templo do saber como se pode "iniciar"/ injuriar um jovem com práticas imbecis e humilhantes (nazi-fascistas)??? scistas)?
Isobel C. Tendo passado por duas universidades estrangeiras sei que a integração na vida académica não necessita de praxes mas sim de convívio sem humilhação.
PAULA F. A tragédia do meco veio pôr a nú o que säo e sempre foram as praxes académicas.
josé s. http://www.youtube.com/watch?v=qScF3JC_wfY
Jorge M. Concluí o meu curso na Universidade de Lisboa e frequentei duas Universidades no estrangeiro onde vivi muitos anos. Nunca encontrei "praxes" em lado nenhum fora deste País atrasado e provinciano. Deviam ser completamente banidas e severamente punidas. As Associações Académicas existem para ajudar e representar os alunos. Não para criar castas entre eles nem humilhá-los.
Antonio S. Não esqueçam que já havia escolas secundárias também com 'brincadeiras' perigosas a título de praxe. A erradicar de vez estes comportamentos absurdos e atípicos da sociedade que queremos melhor, mais igual e mais democrática.
Eurico G. No meu tempo julguei que tínhamos acabado com esta aberração. Mas ... Enganei-me. Ela ressurgiu em moldes muito piores. Não é fácil . Força
Miguel R. Pelo fim desta palhaçada
Maria A. "Incutir espírito de obediência"?!... O quotidiano das sociedades contemporâneas já massifica, subjuga o indivíduo em excesso - não é necessário treino intensivo nas universidades. E isso será conveniente para quem?!... Precisamos é de gente esclarecida, com verdadeiro espírito crítico, capaz de dizer NÃO, quando necessário; não de vergar a espinha perante poderes despóticos e arbitrários. Já dizia Vergílio Ferreira, e passo a citar, "Dizer NÃO é prodigioso. Dizer "NÃO" é abrir um espaço para o Homem se pôr de pé!... Mas é mais fácil viver com canga do que ser livre".
PINHEIRO S. immigrante nascida em França
Isabel S. Na minha opinião acho que as praches deviam acabar, porque o que passa além do normal não é aceitável

Assinaram a petição
3 678 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição