Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim das praxes académicas, para Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Exmos Ministros do Governo, Ex.mo Senhor Presidente da República, Meritíssimos Reitores das Universidades, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, cidadãos,

Nome Comentário
Fernanda s. Integrar não é sinónimo de humilhar.Os jovens não precisam de ajuda para se integrarem, afinal já se integraram em tantos desde a pré-escola...
Eduardo M. As praxes constituem bullying consentido, obrigam os jovens a uma forma de integração e alienam quem delas não participa.
fatima S. As praxes já deviam ter sido proibidas há muito tempo. Não contribuem em nada para a integração dos novos alunos servem apenas para justificar a falta de respeito e abuso físico e psicológico dos mais i novos por parte dos “ doutores”. E todos nós sabemos o que acontece a quem se declara Anti praxes, é posto de lado proibido de participar em muitas das actividades académicas e … Acabem com isso de uma vez a adaptação já é difícil não necessitamos de mais problemas.
Dolores J. Absolutamente contra as Praxes, só fomenta violência.
Ana M. Integrar, não é violar
Maria F. Não existem ritos de iniciação nem de integração na vida académica..... os Dux exercem o poder sobre os fracos, nem deviam ingressar a Universidade esse tipo de gente que nem merece ser reconhecida como tal!
José S. Para que os "doutores" que integram as Exmas. Comissões de Praxe possam passar a dispor de tempo para ESTUDAR, pois é para isso que os pais os andam a sustentar... não para andarem "na litrosa" e a brincar com a dignidade e integridade física de quem, acabado de chegar, vê a humilhação e a indignidade como inevitável e não reage por medo de ser mais tarde posto de parte. Estes "Senhores Doutores da Praxe", que deveriam, enquanto estudantes que tiveram a sorte de ter acesso a formação superior, representar o futuro deste País, mais não são afinal do que uma fiel amostra do que de pior cá temos!
Maria A. não concordo nem compreendo como pode uma praxe onde não existe nenhum tipo de valores morais , onde se humilha o outro, ser considerada um meio de integração, para mim é uma forma de bullying que afeta muitos dos jovens e os leva a desistir dos sonhos, os anti praxe são mal tratados não há respeito, mas afinal quem são esses "senhores doutores" para obrigar seja quem for a fazer coisas ridículas que não ajudam em nada os novos estudantes. Já é tempo de acabar com esta palhaçada.
EDUARDO F. Concordo plenamente com o conteúdo da petição.
Vitor M. Quando uma filha minha ingressou no ensino superior passei uma semana em Coimbra e presenciei cenas chocantes,tendo,inclusive,manifestado perante a Reitoria (ESTES) os horrores a que assiti.Chega de pagar impostos para financiar um ensino que se põe à margem destas práticas.A vida de um estudante é estudar.
João P. As praxes têm de acabar de imediato, e alem dos alunos a decidir se querem ou não, os pais também têm uma palavra a dizer. Também não compreendo a falta de coragem dos nossos governantes para acabar com esta anormalidade para não usar outros adjectivos.
Rosa P. Não têm nada de Integração, são humilhação
joão s. vamos acabar com este circo das praxes e com a humilhação de caloiros.
Maria H. ABAIXO A PRAXE!
jose l. Trata-se de uma praxe nalguns casos humilhante que os garotos desta geração acham piada e em que só inconscientes alinham
Pedro F. Vcs deviam talvez considerar outras formas de ID. Estou-me a lembrar por exemplo dos estudantes estrangeiros e pessoas que gostam de Portugal
Maria M. Já é tempo de acabar com esta vergonhosa e encapotada forma de humilhação, de prepotência e de violência gratuita.
Joana M. Concordo que deve haver uma integração dos alunos mas coisas como humilhação nas praxes devem ser proibidas. Tomem medidas para se prevenir isto! As Universidades também têm um papel fundamental na integração dos alunos. Pensem nisto! Eu quando for para o ensino superior não quero passar por humilhações. Nem quero que os outros passem por elas! Acho que devemos recordar a universidade como uma experiência enriquecedora e não como algo que desprezamos e sentimos que foi a pior cosa que nos aconteceu na vida. Isto diz respeito a toda a sociedade. Assino esta petição para que os excessos das praxes acabem. Obrigado.
Paula C. O meu maior REPÚDIO este tipo de "PRAXES"
Conceição R. O FIM SERÁ O MELHOR PARA NÃO HAVER MAIS DESGRAÇAS.

Assinaram a petição
3 678 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição