Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais, para Exmo. Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro, Senhor Ministro da Educação, Direções das Escolas incluídas no projeto-piloto Manuais Digitais do Ministério da Educação (ME)

Nome Comentário
Sónia . As crianças passam muito tempo no PC e têm de estudar pelos manuais que estão no PC e não é saudável. As crianças precisam dos livros em forma manual para escreverem e estudar, pois é mais produtivo.
Luis T. Excesso de ecrãs para as crianças, necessário mais intervenção entre alunos e professores
Cristina . Na minha opinião os manuais até poderiam ser digitais, desde que todos pudessem ter acesso e na escola apenas iriam necessitar de livros de fichas e mais livros de leitura obrigatória.
Clara M. Conta, peso e medida, nas ferramentas digitais como em tudo na vida e também nas escolas ...
SUSANA R. Ainda que concorde com a evolução e o poder de acompanharmos essa evolução, vejo que as crianças precisam de saber escrever e aprimorar as suas capacidades de uso das mãos, quer na escrita quer no desenho, quer em todas as atividades fisicas. O desuso da motricidade fina está provado que limita o desenvolvimento do cérebro. Também não facilita na memorização. Termos opções hibridas parece-me a melhor opção, pois há quem necessita de usar os manuais em papel e só com eles consegue juntar a memorização com a assimilação do conteúdo, e acredito que há quem se adapte bem com manuais digitais para assimilar a informação que recebe. Não devemos é ver os seres humanos todos por igual, pois cada ser é um sistema diferente. Dar mais de tudo um pouco para que cada um possa encontrar a melhor forma de evoluir.
Letícia . Sou a favor dos manuais em papel, obrigada.
Catia F. Contra a excessiva digitalização do ensino e a massificação dos manuais digitais.
Nuno . Apoio total
Susana S. Estudar pelo livro, fazer exercícios numa folha de papel, fazer-escrever resumos numa folha de papel são modos de aprender que respeitam a "velocidade" de aprendisagem de cada ser humano. Tenho constatado que as crianças e adolescentes nada interiorizam qquando os professores apenas passam filmes e vídeos nas aulas para, supostamente, dar matéria.
Maria . Tem difícil acesso e está a prejudicar a visão dos alunos cada vez mais uma vez que todos dizem para todos estarem cada vez menos tempo em frente ao computador
mario f. tem que se aprender com quem ja implementou a voltou atras....
Paula . É um sistema que não ajuda os alunos só prejudica.
Rita S. não quero fazer exames digitais devido ao mau procedimento das provas de aferição
Maria . Acentua As diferenças sociais porque os aparelhos disponibilizados pelo governo são obsoletos e a ulilizacao de manuais não virtuais deveria ser uma aprendizagem universal
Dulce . Menos digitalização
Vânia R. Não obrigada
Francisco . O ensino atual está perdido nos meios, em tarefas que gastam tempo e recursos humanos, esgotam o professor, retirando-o da sua função principal que é ensinar e promover a auto aprendizagem. Acabem com o lixo mental que não serve para nada. Necessitamos de ser pragmaticos. Os professores estão em exaustão. Não faz sentido o sistema de concursos. Precisamos de um recomeçar sem as tarefas que são lixo. Reformar.
Tânia . Para além de não facilitar o estudo é só mais um encargo para os pais pois tem que pagar qualquer dano no portátil mesmo danos que não sejam causados pelos alunos tais como rebentamento de baterias , pois os equipamentos quando são entregues aos alunos já não têm garantia .
Bárbara F. O mesmo de passa com os exames de 9º ano e 12º ano, em que os alunos são expostos a um tipo de exame que não estão preparados para fazer, com falhas de de rede, com paragens e perda de trabalho já feito.
Sofia . Chega de ilusão. Chega de mais e mais tecnologia quando o fundamental é a aprendizagem diretamente no livro em papel, trabalhos e correcções diretas, pintura, autocolantes, visualização fácil, sem precisar de computador, bateria ou Internet. Precisa sim esta geração pela emancipação da escola enquanto fonte de conhecimentos, respeito pela educação e aprendizagem. Chega de grupos heterogéneos, teorias que só resultam para a fotografia das direcções das escolas ponte! A ponte parte-se quando passam para outras escolas, para o futuro que pretende cidadãos mais responsáveis, mais cultos e curiosos. Menos tecnologia pf. ??

Assinaram a petição
4 784 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição