Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Redução férias escolares, para Mães e Pais deste país

Nome Comentário
Isabel D. Os pais apenas conseguem partilhar uma pequena parte dos períodos de suposto lazer dos filhos. As crianças acabam inscritas em campos e programas de férias que na maior parte dos casos não os motiva, e acaba pos desgastá-las de uma forma que põe em causa o lazer e o descanso. Outras arrastam-se em casa dos avós ou de algum familiar ou amigo que assuma disponibilidade para o efeito, muitas vezes longe do local do trabalho dos pais, que se vêem forçados à ausência de convívio com os filhos, o que não cumpre, da mesma forma o propósito de lazer e descanso. Três meses de inactividade lectiva desabituam as crianças de hábitos de trabalho, e não ser que os pais, para além de terem que fazer férias separadas, usem novamente parte das férias para incutir algum ritmo de trabalho às crianças para que o regresso a um tempo de trabalho integral, com horários exigentes se faça de forma menos penosa. Por que não repartir melhor as férias atenuando estes desequilíbrios? As crianças passam 1/4 do ano paradas para depois andarem a correr atrás de programas letivos exigentes... Um período de 3 meses no verão penaliza pais e crianças.
Emilie S. as aulas deveria começar na 1º segunda de Setembro e acabar nos ultimos dias de Julho... sempre Querem que as crianças descancei mais??? certo intervalem mais as ferias durante o ano. Este ano 2016 o 3º periodo teve 1.5 mes, apenas começou que ja estava a acabar.
Nuno C. Pobres filhos dessas 59 pessoas que assinaram a petição, será que percebem que os pais preferem deixá-los o tempo todo na escola em vez de estarem com eles? Deviam estar mais preocupados com o seu próprio horário de trabalho... Não sei porque esta gente insiste em ter filhos...
Carla F. 11230024
Iva S. Outra opção seria, rentabilizar todas as escolas primárias, ativas, no sentido de criar programas de atividades para ocupar crianças e jovens no período de férias escolares de Verão, Natal e Páscoa.
Ramiro V. Durante mais de 18 anos estive na gestão escolar.A questão exposta foi sempre uma luta pela qual me bati EM VÃO.Outros interesses se movem em volta dos períodos de férias escolares.Alguns professores até nem precisam de férias de Páscoa para se ausentarem da escola e fazerem CRUZEIROS pois, basta um atestado médico e, este fica logo disponível para ir gozar um belo período pelos mares nunca antes navegados e complementa com o TRADICIONAL período de férias da Páscoa.A ESCOLA PRECISA urgentemente de REFUNDAR-SE para isso é preciso PROJETO EDUCATIVO LOCAL-REGIONAL-NACIONAL "QUE NUNCA EXISTIU" só tivemos linhas de orientação programática VAZIA DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO. Por isso os períodos do de férias escolares DEVIAM OBRIGATÓRIAMENTE SEREM REVISTOS apesar dos pais NÂO RECONHECEREM ESSE FATO. Neste caso muitos pais reclamam pela REDUÇÃO outros pela MANUTENÇÃO, agradar a gregos e troianos não é possível mas é fundamental reconhecer que está em causa UM INVESTIMENTO NACIONAL na EDUCAÇÃO E FORMAÇÂO DOS NOSSOS JOVENS ou será que pretendemos que estes se mantenham TÃO IGNORANTES COMO NÓS!!!!
Luisa F. Era bom que todos os pais e crianças pudessem contar com a ajuda de avós, mas sabemos que hoje os tempos de trabalho são cada vez mais longos e as reformas cada vez mais distantes. Longe vão os tempos em que algumas crianças podiam passar temporadas no campo em casa de avós. Hoje, é urgente repensar a questão e adequar as férias escolares das crianças à vida de trabalho dos familiares.
Manuel C. Na minha opinião acho que faz todo o sentido reduzir as férias de verão para um mês.
Maria M. Um problema para todos os pais deste país.
Maria O. Sem condições para os pais ficarem com as crianças ou para as manterem nos ATL, e quando voltam às aulas, já não lembram de nada do que foi previamente estudado.
Teresa N. subscrevo integralmente

Assinaram a petição
63 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição