Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

Nome Comentário
José R. Abomino e recuso-me a utilizar o acordo.
António N. Temos que preservar a nossa lingua
JOÃO C. O Prof. Malaca Casteleiro é estúpido, ignorante e incompetente (isto são FACTOS). Há na Europa 4 Línguas Imperiais: Português, Espanhol, Francês e Inglês. A simples consideração das atitudes de Espanha, França e Inglaterra perante problema análogo deveria ser suficiente para impôr juízo aos dementes governantes portugueses! Eu falo e escrevo Inglês, Francês e Espanhol (além de Português, é claro). E quando escrevo em alguma dessoutras línguas, uso a grafia que aprendi nas minhas infância e juventude, na escola e fora dela! Sensatamente, nenhum desses 3 países alterou a grafia da respectiva língua, que se encontra estabilizada há muitas décadas.
António S. Assino esta petição com objectivo de contribuir para um uso como deve de ser da Língua Portuguesa.
Miguel C. Concordo plenamente. Há anos que me causa estranheza que se chame a esta imposição como acordo ortográfico porquanto é por vezes um desacordo com o Português falado e pelos vistos não representa qualquer acordo vindo das sociedades representativas dos povos de Língua Portuguesa.
Dr. C. Pensemos um pouco e procuremos salvar a nossa Língua Portuguesa, a nossa identidade.
José L. A BEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Manuel G. Portugal não tem de se pôr de cócoras perante o Brasil, afinal eles usam e abusam de neologismos a seu belo prazer.
António F. Totalmente inaceitável a implementação deste acordo. Afinal quem mandatou esta gente para ter a ousadia de nos por a escrever brasileiro?
José S. ter terminado ontem já era tarde
João P. O Acordo Ortográfico serviu apenas para alguns «génios» provarem que existem - a troco de alguns «trocos» - mesmo atentando contra a existência da língua.
Maria F. gostaria de ver os ingleses a serem obrigados a escrever à moda do zimbabwe ! Só mesmo os portugueses para aceitarem esta charada...
José F. PORTUGAL, em minha opinião só pode dar lições deste tipo. São quase novecentos anos de INDEPENDÊNCIA, somos um PAÍS.
luis v. Esta alteração não faz o minimo sentido. Representa um grande desrespeito pelo trabalho de tantoscompetentes professores de Portugues que trabalhaqram durante dez anos no dicionário da lingua portuguesa e que agora veem tudo anulado, por um dicionário cujos termos não fazem o minimo sentido. Há tribunais que não o aplicam. Só Portugal o tenta por em prática. Angola não quer e Brasil suspendeu. Tenham vergonha e a humildade de aceitar que foi mais um enorme saco de dinheiro que deitaram pelo cano de esgoto abaixo. É um crime de lesa pátria, e quem o cometia, quem sabe um minimo de história sabe o que lhe acontecia.
Ana P. Quero voltar a escrever correctamente! Andei 17 anos a estudar por algum motivo!
Pedro S. Autor do blog As Leituras do Pedro (http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/) escrito em português correcto
Mário R. Apenas os Portugueses adoptaram o acordo.......
Antonio S. Concordo plenamente.
Maria L. Inteiramente de acordo com a argumentação na qual se fundamenta esta petição.
Fernando B. Não podemos, de um momento para o outro, deixar de pertencer ao grupo das línguas indo-europeias! Não se pode comercializar a língua! Não se pode banalizar a língua!

Assinaram a petição
25 777 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição