Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

Nome Comentário
JOSE S. "Contra factos não há argumentos". Contra fatos há tesouras!
Judite R. Este acordo devia envergonhar os que concordaram com ele!!!
Vera S. A desvinculação do acordo ortográfico é urgente. Como recusa crítica de uma bizarra e não participada decisão de adulteração da língua e resistência a uma mudança que não decorre da sua natural evolução, quer pela caótica situação que está a ser construída. Perante a inconsciente persistência no actual acordo, gerador de casos desconformes e idiotas, a desvinculação deve ser uma prioridade e ocorrer antes do início da escolha dos manuais escolares do próximo ano. Recomendo vivamente que se envolvam os pais num movimento de recusa a que os seus filhos sejam ensinados de acordo com regras que empobrecem o conhecimento e uso da língua. Julgo que o possam fazer recorrendo ao direito de cidadania que lhes assiste: a língua é uma base de identidade cultural, uma construção que é pertença de um colectivo social e histórico. O actual acordo desfigura de tal forma a língua portuguesa que pode ser considerado um crime cultural intentado contra uma língua. Nunca entendi a passiva obediência das pessoas a esta ilegítima imposição, pois nunca um povo de mansos afirmou uma nação e a existência histórica de um país.
João B. Não sou contra um acordo ortográfico, sou contra este. Favoreço um acordo que simplifique a língua portuguesa, por entender que a língua é uma aventura em constante expansão, por isso discordo do já provisoriamente acordado porque mais não faz do que empobrecer a língua portuguesa.
Luís S. Não esquecer: http://ilcao.cedilha.net/
José V. «Governo para Hospital do Seixal?»; «Governo pára Hospital do Seixal!»: para (preposição simples) e pára (do verbo parar). Ao retirar o acento em «pára», o AO 90 fica parado?!
Alberto L. livrem.nos desta monstruosidade
maria r. a destruiçãop de lingua original por uma lingua derivada é intolerável
Maria F. As 'consoantes mudas' mantêm a função de indicar que a vogal anterior é aberta. O acordo abre caminho a uma confusão fonética no português lido e, logo, falado. Trabalho em Estudos de Teatro. Dificilmente imagino os espectadores como espetadores =(e fechado), a não ser que se entretenham a fazer barbecue durante a representação de uma peça...
Diana P. Acho totalmente ridículo o novo acordo! Muitas vezes o sentido das frases varia dependendo da palavra utilizada!
José M. Concordo, i8nteiramente, com a argumentação exposta na petição. Por mim, recuso-me a adoptar a grafia do acordo.
Maria B. " A minha Pátria é a Língua Portuguesa" Fernando Pessoa
Jorge P. este Acordo Ortográfico só vem empobrecer a Língua Portuguesa e similá-la a outras imitações que se dizem Língua Portugesa, por isso, NÃO OBRIGADO
manuel b. desvincular e rápido!
Ilda P. O Português não pode ser mudado!!!!!
José S. Não assassinemos a nossa Língua!
António A. Apoio totalmente a Petição.A Língua Portuguesa não é negociável.
Acácio D. Aconselho a lerem jornais brasileiros para verificarem a grande diferença entre o" brasileiro" e o português
ANTONIO M. Estudei Introdução às Literaturas Grega e Latina; estudei demoradamente o fenómeno da evolução da língua portuguesa a partir do latim. Por isso conheço bem a razão da existência das consoantes mudas que tanto intrigam os mais iletrados.
Fernando P. A História de um Povo,deve ser escrita com a identidade da sua própria lingua e escrita,pelo respeito a esse Povo

Assinaram a petição
25 777 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição