Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela Abertura imediata do Concurso Individual de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2013, para Ao Sr. Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia; Ao Sr. Ministro da Ciência e do Ensino Superior ; Ao Sr. Primeiro-Ministro de Portugal

Nome Comentário
Heiser S. Concordo e faço força
Pedro M. Apoiado!
Joao R. "We cannot solve our problems with the same thinking we used when we created them" Se os nossos investigadores não tiverem condições é mais um passo para o Portugal parar
Fernando S. Subscrevo, integralmente
Ana P. A FCT tem que ser mais rápida a tomar decisões no que diz respeito a bolsas directamente financiadas pela FCT como a bolsas no âmbito de projectos. A burocracia e a demora fazem perder ou adiar boas oportunidades de investimentos científicos e tecnológicos.
José P. O acesso às Bolsas de investigação deve ser aberto e democrático.
Frederico C. A situação dos investigadores/trabalhadores científicos em Portugal é trágica. Em outros países da UE a situação é comparável. É necessário desenvolver a consciência da situação e a capacidade de análise crítica de todos - mais jóvens e menos jóvens - para que seja possível desenvolver uma frente de combate às políticas neo-liberais das quais os detentores do poder formal não são mais do que obedientes servidores. Esta petição tem o valor de um grito de alerta.
João P. É uma questão de sobrevivência da atividade científica
Ana L. Fui candidata a bolsa de doutoramento em 2012, bolsa que foi recusada com um falso argumento. Reclamei, foi mantido o veredicto, sem mais justificações. Voltei a reclamar, e até hoje não obtive resposta. Passaram-se meses, e não há qualquer esclarecimento do andamento do processo. Questionei a FCT várias vezes em relação ao assunto, informaram-me que até final do mês passado iriam dar resposta. Até hoje, não obtive mais novidade alguma. Sei que o concurso ainda nem abriu, mas o facto é que nem em relação ao concurso do ano anterior as coisas estão encerradas.
Milton F. O investimento em ciência é um investimento no futuro.
António R. Como professor sei bem a caracter essencial destas bolsas para encontrar alunos motivados para participar nos projectos de investigação, iniciando e/ou complementando a sua formação como investigadores.
Bruno S. Fui bolseiro durante 4 anos e sei como dramática e esta situação. Basta de incompetência e basta de a FCT nao honrar seus compromissos!
MARIA B. A situação dos bolseiros de investigação científica é extremamente preocupante, estando o futuro da investigação em Portugal em causa, assim como o retrocesso social e científico que esta situação apresenta.
Daniel R. Abandonei a minha bolsa de investigação porque não aguentei a precariedade da minha situação. Até quando vamos ter os investigadores de Portugal nesta situação miserável?
José S. Estava prevista a abertura para junho. Se havia esse compromisso, deve o processo ser desbloqueado.
Luís P. Prof. catedrático: já formei 16 doutorados com bolsas.
Ana C. Não desistimos!
Maria C. concordo plenamente
António M. Já é tempo de o governo governar. Dois anos e ainda andam à deriva?
Cristina V. O país tem de apostar nas pessoas que gostariam de progredir na sua formação académica, apoiando financeiramente os melhores projectos de investigação.

Assinaram a petição
4 371 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição